Traficantes ocupam área na Zona Portuária do Rio

Os traficantes dominaram uma área na Zona Portuária do Rio. Área essa, que tem potencial para o recebimento de futuras construções de unidades populares do “Minha Casa, Minha Vida”. Isso é o que informa a CDURP (Companhia de Desenvolvimento Urbano da Área do Porto).

Segundo a concessionária, uma dessas áreas apontadas para receber as moradias populares é a Rua do Livramento, localizada na Gamboa. Ela possui 14 locais que foram mapeados como áreas onde podem ser erguidas construções do programa “Minha Casa, Minha Vida”. Entretanto a região tem problemas para que esse processo possa ser feito.

O principal desses problemas é a violência. A Rua do Livramento é um dos acessos para o Morro da Providência e há atuação de traficantes no local. Lá, existem pontos de venda de drogas e a atuação dos criminosos que vigiam o local. Além disso, tem barricadas no local e antigos casarões que existem na Rua do Livramento se transformaram ao longo do tempo em postos avançados de atuação do tráfico.

O delegado Reginaldo Guilherme, afirmou que há três inquéritos na 4ªDP que investigam a presença de traficantes nos casarões. A rua é localizada a pouco menos de dois quilômetros da Central do Brasil, onde localiza-se a sede da Secretaria Estadual de Segurança Pública. Criminosos atuam no local de maneira permanente mantendo a vigilância sobre a circulação no local, geralmente estão armados e misturados com moradores de rua que também invadiram os casarões.

Traficantes agem na Rua Barão da Gamboa

A Rua Barão da Gamboa também é outra via que sofre os mesmos problemas. Ela tem apenas 700 metros da Rua do Livramento a Rua Barão da Gamboa e se encontra em situação semelhante a Rua do Livramento, porque o local também sofre com o controle de tráfego por criminosos da região.

Na entrada existem barricadas de pedras e concreto que foram colocadas por traficantes para controle da área. Assim como no caso da Rua do Livramento, também é permanentemente vigiada por criminosos.

Próximo a Rua Barão da Gamboa, localizam-se pelo menos quatro importantes instalações da região da Zona Portuária/Centro do Rio. Como a Vila Olímpica, a Creche Tia Dora (Administradas pela Prefeitura do Rio). O Centro de Controle Operacional dos Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) e a Cidade do Samba também são próximos.

Deixe uma resposta