Por que sentimos coceira? E o que nos faz sentir? Saiba mais

É quase impossível ficar parado quando sentimos aquela vontade de coçar certa parte do corpo. A coceira é um sinal enviado por nervos da pele ao cérebro após a liberação de substâncias do sistema imunológico – como a histamina – respondendo a irritações.

De onde vem essa sensação? Por que dificilmente conseguimos resistir? O corpo reage a toxinas deixadas na pele (por exemplo, por plantas ou insetos), assim, enviando substâncias químicas defensivas como a histamina, à área irritada.

Esse é o momento que os sinais de coceiras são enviados ao cérebro por terminações nervosas da pele – é o corpo reagindo a uma irritação que pode ter vários fundamentos.

Segundo a dermatologista britânica Anjali Mahto, há condições como “deficiência de ferro; para vegetarianos ou veganos, se tiverem baixos níveis de vitaminas ou nutrientes, como B12, e ácido fólico; se houver problemas com o funcionamento dos rins ou do fígado; se há um problema com o funcionamento da tireoide; a lista é longa”. Mas ela alerta ser importante saber “se há uma condição médica por trás disso”. (Fonte: Bem Estar)

Algumas dicas para evitar coceira e sua gravidade, podendo criar feridas

O ideal é procurar ajuda médica para realizar exames de sangue e averiguar o real fundamento. Mas, existem algumas dicas básicas para se colocar em prática, como usar roupas de fibras naturais, manter a pele refrescada e limpa, passar hidratante e tomar anti-histamínicos, de acordo com a orientação do médico.

Evite também coçar demais o local, visto que, isso pode causar danos a pele com sérias feridas. A nossa pele é uma barreira que mantém as coisas boas dentro e as ruins fora. Coçando demais a pele, dependendo do tamanho das unhas, irão destruir essa barreira. O ideal é romper esse vício por mais que seja difícil.

Para mais informações específicas, procure um médico especialista.

Deixe uma resposta