Novo aplicativo ajuda pessoas a largarem o cigarro

Um novo aplicativo que utiliza inteligência artificial  foi lançado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), o aplicativo vai ajudar as pessoas que desejam largar de vez o vício em cigarro. Vale lembrar que os fumantes têm mais chances de complicações devido à Covid-19 e, com o isolamento social, tendem a fumar mais. 

Dias atrás, uma pesquisa mostrou que o Brasil conta atualmente com cerca de 20 milhões de fumantes. E, de acordo com o Cardiômetro da SBC, o fumo ocasiona mais de mil mortes por dia.

Os tabagistas têm de duas a três vezes mais riscos de sofrer um AVC, doença isquêmica do coração e doença vascular periférica. Eles também têm 12 a 13 vezes mais risco de ter doença pulmonar obstrutiva crônica.

A SBC adota estratégias a fim de colaborar para o enfrentamento da crise e informar a sociedade medidas preventivas, especialmente aqueles que têm comorbidades associadas a doenças cardiovasculares e ao tabagismo.

Novo aplicativo usa a ferramenta Chatbot no combate ao tabagismo

O Chatbot é o assistente virtual criado para auxiliar as pessoas a pararem de fumar ou reduzir o consumo. Por meio da plataforma lançada em maio de 2020, os fumantes podem enviar dúvidas para receber orientações sobre o tratamento.

A nossa ideia é um programa de orientação na internet, sem que as pessoas precisem sair de casa para receber informações técnicas. E, fazer com que o uso de determinado produto para deixar de fumar seja mais eficaz e efetivo”, diz a coordenadora de ações relativas ao tabagismo da SBC, Jaqueline Scholz, ao site cidade verde.

Segundo a médica, a pandemia pode ser uma excelente causa para aqueles que já pensam em parar de fumar. Vale ressaltar que existe a dependência por conta de outras doenças relacionadas, como quadro depressivo e ansiedade. A plataforma auxiliará o paciente quanto ao momento de procurar de fato ajuda médica.

Deixe uma resposta