Tecnologia ACR deve estar presente na vida de todos, entenda

A tecnologia ACR (Automated Content Recognition) funciona como um “decodificador” de conteúdos em áudio, vídeo e imagem. A partir de técnicas como Fingerprinting e Speech To Text, é possível reconhecer um áudio ou vídeo específico que é veiculado (uma propaganda, por exemplo) ou determina qual assunto é falado na TV.

A chegada do ACR, em 2011, com o aplicativo Shazam, decodificador de música, chamou a atenção da indústria televisiva e acabou sendo um divisor de águas no mercado de marketing. Mercado este que investe cada vez mais na busca por dados específicos para a produção de campanhas mais bem sucedidas.

“Hey, Siri, vai chover hoje?“. Quando você se comunica com algum dispositivo como a Siri no celular ou a assistente Alexa na sua casa, você está utiliza a tecnologia ACR. Apesar de usarmos essa tecnologia em parte dos nossos aplicativos, a promessa é que ela esteja ainda mais presente nas nossas ações daqui para frente.

Avanços da tecnologia ACR no Brasil

No Brasil, a ACR já abre caminho para novos negócios na comunicação. Um dos meios é a plataforma Moment Marketing. Nela é possível fazer uso para entender o que acontece na TV e ativar gatilhos de interação com os seus consumidores. Ela conecta conversas entre os universos off e online em tempo real.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ibope, quase 90% das pessoas assistem televisão com um smartphone em mãos. O estudo também revelou que as pessoas que assistem um comercial na TV estão 32% mais propensas a consumir aquele produto. Logo, é possível concluir que fazer uma campanha sincronizada com a TV aumenta sua efetividade em até 370%.

Com os dados dos consumidores em mãos, as empresas conhecem melhor os hábitos de consumo e entregam produtos e serviços que conversam com as preferências de cada um dos usuários. Inclusive, é possível entender de que forma ele interage com o funil de vendas.

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