Tecnologia

Tecnologia ACR deve estar presente na vida de todos, entenda

Nariene da Silva Xavier
Escrito por Nariene da Silva Xavier em 21 de março de 2020
Tecnologia ACR deve estar presente na vida de todos, entenda

A tecnologia ACR (Automated Content Recognition) funciona como um “decodificador” de conteúdos em áudio, vídeo e imagem. A partir de técnicas como Fingerprinting e Speech To Text, é possível reconhecer um áudio ou vídeo específico que é veiculado (uma propaganda, por exemplo) ou determina qual assunto é falado na TV.

A chegada do ACR, em 2011, com o aplicativo Shazam, decodificador de música, chamou a atenção da indústria televisiva e acabou sendo um divisor de águas no mercado de marketing. Mercado este que investe cada vez mais na busca por dados específicos para a produção de campanhas mais bem sucedidas.

“Hey, Siri, vai chover hoje?“. Quando você se comunica com algum dispositivo como a Siri no celular ou a assistente Alexa na sua casa, você está utiliza a tecnologia ACR. Apesar de usarmos essa tecnologia em parte dos nossos aplicativos, a promessa é que ela esteja ainda mais presente nas nossas ações daqui para frente.

Avanços da tecnologia ACR no Brasil

No Brasil, a ACR já abre caminho para novos negócios na comunicação. Um dos meios é a plataforma Moment Marketing. Nela é possível fazer uso para entender o que acontece na TV e ativar gatilhos de interação com os seus consumidores. Ela conecta conversas entre os universos off e online em tempo real.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ibope, quase 90% das pessoas assistem televisão com um smartphone em mãos. O estudo também revelou que as pessoas que assistem um comercial na TV estão 32% mais propensas a consumir aquele produto. Logo, é possível concluir que fazer uma campanha sincronizada com a TV aumenta sua efetividade em até 370%.

Com os dados dos consumidores em mãos, as empresas conhecem melhor os hábitos de consumo e entregam produtos e serviços que conversam com as preferências de cada um dos usuários. Inclusive, é possível entender de que forma ele interage com o funil de vendas.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem Somos

“Nosso foco é informar com senso crítico tudo o que existe de mais importante na área da segurança, saúde, emprego e do ir e vir do cidadão brasileiro.”