Domínio da leitura no Brasil deve acontecer em 260 anos

O domínio da leitura no Brasil está bem longe de acontecer. É como revelou um relatório inédito do Banco Mundial. Segundo o estudo, o país vai demorar 260 anos para atingir o nível educacional de países desenvolvidos e 75 anos em Matemática. O documento concluiu que existe uma “crise de aprendizagem” mundial.

De acordo com o relatório, tem 125 milhões de crianças no mundo nessa situação. Na América Latina e no Caribe, apenas 40% das crianças no fim do ensino fundamental estão no nível considerado mínimo de competência em Matemática. Já na Europa e Ásia, esse número sobe para 80%. Na África Subsaariana apenas 10% dos alunos têm níveis aceitáveis de Leitura.

Domínio da leitura no Brasil precisa da valorização do professor

O cálculo foi feito se baseando no desempenho dos estudantes brasileiros em todas as edições do Pisa. Que nada mais é que a  avaliação internacional aplicada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE). No último Pisa, porém, o Brasil não aumentou sua nota em Leitura e caiu em Matemática. Procurado pela equipe do G1, o Ministério da Educação não quis comentar o conteúdo do relatório.

“Nos últimos 30 anos houve grandes progressos em colocar as crianças nas escolas na maioria dos países, mas infelizmente muitas não entendem o que leem ou não sabem fazer contas”. Foi o que disse ao Estado o diretor global da área de educação do Banco Mundial, Jaime Saavedra.

Entre as sugestões de iniciativas para reverter o atual quadro da educação nos países em desenvolvimento está na valorização do professor, avaliação dos sistemas, melhor gestão das escolas e o investimento em educação infantil.

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