Solidariedade de Natal alegra as crianças do RJ

A solidariedade de Natal acontece todo ano. Assim, com a proximidade da celebração, muitas pessoas se juntam para fazer o bem e levar alegria a quem precisa. Dessa maneira, crianças carentes de todo o estado do Rio de Janeiro recebem auxílio das campanhas, são presenteadas e vivenciam o espírito natalino.

Primeiramente, destaca-se o escritório Bichara Advogados que promove uma campanha de Natal que beneficia 244 crianças e jovens das instituições CCDIA (RJ), Instituto Refazer (RJ), Ong Responder (RJ) e Lar Criança Feliz (SP). O objetivo do escritório é prestar assistência a crianças em situações de vulnerabilidade social e de saúde, atuando na prevenção do abandono escolar e buscando a inclusão social.

Assim, a campanha tem como foco a arrecadação de kits escolares para o próximo ano letivo. Para isso, cada colaborador doa um caderno, lápis, canetas azul e preta, além de apontador e borracha. O escritório, também é responsável pela doação das mochilas escolares. E, para crianças com necessidades especiais, os presentes são voltados para o estímulo de suas habilidades.

Outra iniciativa natalina é da professora Claudia Machado, da Universidade Veiga de Almeida (UVA). Um ursinho de pelúcia rasgado, um jogo faltando peças, uma boneca sem um dos braços e aquele livro que está jogado na prateleira é aproveitado em uma oficina de reciclagem que transforma os brinquedos para beneficiar 900 crianças.

Assim, após as doações, os brinquedos passam pelo processo de limpeza. Em casos de jogos, é conferido se falta alguma peça. Os livros são avaliados se estão em bom estado e os ursos de pelúcia ficam em uma estufa por alguns dias para que sejam eliminados todos os ácaros e outros componentes que possam causar alergia. Depois de todo esse processo, os brinquedos e livros são embalados em um kit e doados às crianças.

A solidariedade de Natal acolhe famílias

A atriz e educadora paulista, Karina Duarte, abraça as crianças do Jardim Gramacho (RJ) e suas famílias através da arte. Desde 2015, o projeto A Arte Salva utiliza as artes plásticas para transformar a vida de pessoas que vivem em uma região onde já funcionou o maior lixão da América Latina

O projeto social é voltado para atividades artísticas e culturais com crianças e jovens em condições de vulnerabilidade socioeconômica, visando a promoção humana e educacional. São aulões de arte, além de estudos com profissionais do esporte, dança, pedagogia e artes plásticas, excursões em cinemas, museus e parques ecológicos.

Já os Correios recebem as cartinhas de crianças que enviam seus pedidos diretamente ao Papai Noel. Após serem lidas e selecionadas, as cartas são disponibilizadas na Casa do Papai Noel ou em outras unidades da empresa.  Em 30 anos de campanha, foram atendidas mais de 6 milhões de cartinhas, muitas delas com histórias emocionantes de solidariedade.

Por fim, há o projeto Roda de Brinquedos do empresário Alessandro Mendes. O objetivo é arrecadar presentes para crianças de creches e orfanatos em comunidades do Rio de Janeiro. A Roda de Brinquedos, em 2017, arrecadou mais de 10.000 brinquedos em vários lugares do país teve mais de 5.700 crianças presenteadas em mais de 50 comunidades e 60 instituições.

Ademais, toda solidariedade de Natal é motivo de alegria para quem vive em estado precário. Assim, é mantido o espírito natalino no coração de todos.

Deixe uma resposta