Cidadania

Apoio ao retorno das aulas presenciais é maior entre as mulheres

Suellen Christine Sales da Silva
Escrito por Suellen Christine Sales da Silva em 8 de setembro de 2020
Apoio ao retorno das aulas presenciais é maior entre as mulheres

Segundo pesquisa divulgada pelo Ibope, 73% das mulheres apoiam o retorno das aulas presenciais antes da vacina contra o coronavírus. Já entre os homens, 70% concordam totalmente ou parcialmente. Os dados foram divulgados através do jornal O Globo.

Com as portas fechadas desde meados de março, por causa da pandemia do coronavírus, escolas em todo o Brasil enfrentam a indefinição sobre o retorno das aulas presenciais.

Dessa forma, o Ibope fez um levantamento com pessoas que pertencem as classes A, B e C e com mais de 18 anos. A pesquisa questionou aos entrevistados se o retorno dos alunos à sala de aula deve ocorrer somente quando houver uma vacina. Assim, 72% dos entrevistados concordaram totalmente ou parcialmente com a afirmação; 12% não concordaram, nem discordaram; 13% discordaram totalmente ou parcialmente e 3% não responderam.

Por outro lado, os índices variam pouco entre pessoas com diferentes rendas familiares. Entre os que recebem até 1 salário mínimo, 66% são totalmente ou parcialmente a favor de esperar a vacina para que aulas retornem. E, entre as pessoas com mais de 5 salários mínimos por mês, o índice fica em 70%.

A maior diferença, entretanto, está entre pessoas de posicionamentos políticos distintos. Entre os entrevistados que se consideram de esquerda, 87% acreditam que se deve esperar a vacina. Já entre os que se consideram de direita, 60%. Os que se veem no centro, são 77%.

Ademais, no Brasil, apenas o estado do Amazonas voltou com aulas presenciais. Mas, estados como São Paulo e Rio Grande do Sul programaram o retorno para esta terça-feira, 8.

Segundo o jornal O Globo, estados como Rio de Janeiro, Piauí, Pernambuco e Pará já tem datas marcadas. Além disso, o Acre também planeja o retorno. Os outros 19 estados ainda não definiram data de volta às aulas presenciais.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem Somos

“Nosso foco é informar com senso crítico tudo o que existe de mais importante na área da segurança, saúde, emprego e do ir e vir do cidadão brasileiro.”