Cidadania

Biblioteca comunitária no RJ é inaugurada em posto abandonado da PM

Suellen Christine Sales da Silva
Escrito por Suellen Christine Sales da Silva em 22 de março de 2021
Biblioteca comunitária no RJ é inaugurada em posto abandonado da PM

A biblioteca comunitária para moradores da Favela do Antares, na Zona Oeste do Rio de Janeiro foi instalada em um posto abandonado da Polícia Militar. O espaço, antes palco de confrontos, agora se tornou ponto de conhecimento e esperança para a população local.

Biblioteca Comunitária Marginow foi idealizada durante a pandemia de Covid-19 pelo escritor Jesse Andarilho. Ele, queria mostrar para os moradores do Antares como os livros podem transformar vidas. “A ideia surgiu porque durante a pandemia as pessoas diziam ‘fique em casa’ e ‘trabalhe em home office’. Mas eu sabia que as pessoas aqui da favela onde eu morava nem televisão tinham. Ficar em casa fazendo o que? Então a gente teve uma ideia de fazer uma biblioteca, usando a parte de fora que é bem arejado, de um posto policial desativado há algum tempo”, disse Jesse.

Assim sendo, o projeto conta com cerca de 10 mil livros de diferentes gêneros literários. Além disso, o espaço é aproveitado como centro cultural para também estimular dança, esportes e música. “Em Antares, não tinha nenhum centro cultural até hoje. Tinham escolas, posto de saúde, igreja, mas posto cultural a gente ainda não tinha. Aconteceu de pais chegarem aqui e perguntarem ‘meu filho chegou com um livro lá em casa, o que é isso aqui?’. E eu explicar que é uma biblioteca comunitária”, contou o idealizador.

Ademais, a secretaria de estado de Polícia Militar informou que a antiga base do Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) do Antares está em processo de desmobilização. Além disso, o comando do 27ºBPM (Santa Cruz) autorizou que o espaço fosse utilizado para o funcionamento temporário de um centro cultural comunitário.

Por fim, o policiamento ostensivo na região do Antares é feito regularmente, com equipes que fazem o patrulhamento de acordo com a demanda da população.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem Somos

“Nosso foco é informar com senso crítico tudo o que existe de mais importante na área da segurança, saúde, emprego e do ir e vir do cidadão brasileiro.”