Cidadania

Caçamba Solidária arrecada materiais e faz obras em comunidades no RJ

Karen de Souza Venancio
Escrito por Karen de Souza Venancio em 27 de janeiro de 2021
Caçamba Solidária arrecada materiais e faz obras em comunidades no RJ

O projeto Caçamba Solidária tem por objetivo arrecadar materiais de obra e mobiliário com a finalidade de doar para comunidades no Rio de Janeiro. Inaugurada em setembro de 2020, a iniciativa contribui para que a economia circule em regiões vulnerabilizadas social e economicamente. Além disso, a proposta evita o desperdício de materiais e o acumulo de lixo.

O empreendimento é uma ideia da arquiteta carioca,  Paloma Yamagata, que diante de um cenário de pandemia por covid-19, juntou esforços para ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade. Inicialmente, Paloma, os pais e alguns amigos arquitetos arrecadaram e distribuíram diversas cestas básicas em comunidades ao longo de dez meses da pandemia. No entanto, aquilo não era o suficiente  para gerar uma mudança sustentável às pessoas que conheceram. Nesse momento, surgiu a ideia da Caçamba Solidária.

Funcionamento

Itens como esquadrias, mármores, portas e vasos sanitários, que seriam descartados após serem retirados de reformas, vão para o galpão da Clean Ambiental. Local próximo ao Complexo da Maré, que cedeu parte do seu espaço para o projeto. Depois disso, os materiais são fotografados e enviados para lideranças de 26 comunidades informando o que têm de doações. Havendo interesse, a Caçamba agiliza a logística de entrega e busca, dentre as pessoas da região, trabalhadores qualificados para realizar a obra.

“O nosso objetivo é beneficiar o maior número de pessoas, por isso a melhor forma que encontramos foi o contato com iniciativas locais, seja associação de moradores ou religiosas, que muitas vezes têm um espaço físico que precisa de melhorias e também conseguem identificar a necessidade de doações dos moradores. Mas não só entregamos os materiais, nós fazemos a obra de reparo ou instalação, contratando alguém da própria comunidade para realizar o trabalho”, explica o arquiteto Tiago Coelho que toca o projeto ao lado de Paloma, em entrevista ao UOL.

Dentre as regiões que contam com as ações da Caçamba estão a Favela do Aço, o Morro da Providência, Gamboa, Barreira do Vasco, Rocinha, Complexo do Salgueiro, Cidade de Deus e Morro da Formiga.

Como doar para o projeto Caçamba Solidária?

Tanto empresas de arquitetura quanto pessoas físicas que queiram doar materiais, precisam preencher um formulário disponibilizado pelo link no perfil do Caçamba Solidária no Instagram. Estando em bom estado de conservação, é feito o contato para a retirada.

Além disso, a iniciativa recebe uma doação mensal de um shopping de decoração carioca, que ajuda a arcar com as despesas de frete e o pagamento da mão de obra. “Uma das ideias que temos para 2021 é adquirir materiais de marcenaria. Porque, por exemplo, recebemos 30 m2 de material de um closet que está sendo reformado. Com esse espaço de marcenaria aqui no galpão, conseguiríamos construir mobiliário a ser usado nas melhorias que fazemos nas comunidades”, conta Tiago.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Replies to “Caçamba Solidária arrecada materiais e faz obras em comunidades no RJ”

Vania

I quitе like readingg an article tһat can make people
think. Alѕo, thank yߋu foor allowing forr mе to comment!

Can You My web pzge :: Daftar Togel Online

Lucas Mendonça

Olá, Vânia!

Não podemos jamais perder a esperança que existem pessoas boas. A sociedade só vai para frente quando um ajuda o outro. Um grande abraço e até a próxima pauta!

Quem Somos

“Nosso foco é informar com senso crítico tudo o que existe de mais importante na área da segurança, saúde, emprego e do ir e vir do cidadão brasileiro.”