Cadastro de CNH digital já vale no Brasil. Veja como fazer

Após alguns meses de implementação, o Denatran confirmou que os Detran de todos os estados já estão aptos a fazer o cadastro da CNH digital para os interessados.
As informações são do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados). De acordo com a instituição, o Detran do Rio de Janeiro foi o último a aderir ao formato digital da habilitação. O que ocorreu no dia 25 de abril. Veja algumas dicas sobre a CNH Digital e como fazer o cadastro.

O que é CNH Digital?

Tem o mesmo valor jurídico da versão impressa. Com as mesmas informações incluindo foto e QR Code. Ela é acessada a partir de um aplicativo desenvolvido para o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Esse aplicativo já pode ser baixado gratuitamente nas lojas App Store e Play Store.

Quais as vantagens da CNH Digital?

Promete segurança e praticidade, já que o documento eletrônico armazena dados em QR Code, que pode ser lido por policiais ou agentes de trânsito usando um smartphone ou tablet. E lembrando que o porte da CNH é obrigatório para o condutor, com a CNH digital, ele evita multas apresentando o documento eletrônico.

Como fazer o cadastro da CNH digital?

Acesse o portal de serviços no site do Denatran, clique em “Cadastro” e preencha os dados pedidos. Em seguida será enviado um e-mail para confirmação e ativação do cadastro. Confirme o cadastro clicando no link recebido no e-mail. Então acesse novamente o site do Denatran e faça o login colocando seu CPF e senha.

No menu “Usuários”, acesse a opção “Meus dados” e complete o cadastro informando CNH, número de segurança da CNH e o número do celular. Clique no menu em “CNH digital” e efetue a adesão clicando no link ativação. Clique então em código de ativação.

Uma fez concluído o processo acima, pegue seu aparelho celular, baixe o aplicativo CNH DIGITAL, abra-o, digite seu CPF e a senha do portal do Denatran e então coloque o código ativação. Depois basta informar o PIN (pode se qualquer número) e a CNH será exibida. Esse PIN será necessário toda vez que for usar a CNH digital, então você precisa decorá-lo.

Deixe uma resposta