Na última segunda-feira (1º), a Fecomércio-RJ anunciou um acordo com o Sindicato dos Empregados do Comércio do Rio de Janeiro. No encontro, foi permitido o funcionamento do setor na terça-feira de carnaval (16) e na quarta-feira de Cinzas(17), em horário integral. Na segunda de carnaval fica mantida a autorização para o funcionamento normal do comércio.
A medida foi tomada devido a suspensão da festa e do feriado prolongado de carnaval. Publicado no Diário Oficial no último dia 1º, o decreto que estabelecia o ponto facultativo na segunda de carnaval foi anulado. De acordo com a Prefeitura do Rio, a alteração no calendário tem por objetivo evitar aglomerações e dar continuidade às medidas de enfrentamento da Covid-19. A regra, entretanto, vale apenas nas repartições públicas do município. Aquelas administradas pelo estado seguem com o ponto facultativo valendo, funcionando apenas os serviços essenciais.
Segundo o presidente da Fecomércio, Antonio Florêncio de Queiroz, é esperado que esta medida contribua para aumentar as vendas e dar fôlego para o comércio voltar a crescer. “Trata-se de um pleito da Federação que beneficiará os comerciantes de toda a cidade em um período atípico. O feriado foi mantido, mas as autoridades anunciaram que não vão permitir comemorações oficiais da data, como desfiles de escolas de samba e blocos de rua, por conta da pandemia”, explica Queiroz.
Em outros setores, parte das empresas vão manter o planejamento de carnavais anteriores, com feriado na terça-feira e dispensa de funcionários na segunda-feira. As alterações no expediente de trabalho ficam por conta de mercados e shopping centers, que devem funcionar com horários normais ou reduzidos. No entanto, não devem fechar as portas na segunda-feira, na maioria dos casos.
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.