Cidadania

Enem 2020: saiba como foi o primeiro dia de prova

Suellen Christine Sales da Silva
Escrito por Suellen Christine Sales da Silva em 18 de janeiro de 2021
Enem 2020: saiba como foi o primeiro dia de prova

A primeira prova do Enem 2020 foi aplicada neste último domingo (17). Entretanto, 51,5% dos estudantes não compareceram aos locais de prova. Assim como alguns foram impedidos de fazer. Isto, devido ao aumento de casos do coronavírus e as medidas preventivas.

Inicialmente, o exame estava previsto para ocorrer em novembro, mas o Congresso votou na realização em janeiro deste ano.

Assim sendo, candidatos relataram que foram impedidos de fazer o Enem 2020 na porta da sala de prova porque os locais já estavam com a lotação acima do que estabelecia o protocolo contra a covid. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por sua vez, afirmou que todos os alunos fariam a prova e assegurou que seguiria protocolos de segurança para fazer a prova em plena pandemia.

Os alunos que foram impedidos de realizar as provas, alegam que após serem informados que teriam que fazer a reaplicação, não receberam comprovante ou qualquer documento.

Apesar dos incidentes, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, considerou que o Enem 2020foi um sucesso”. “Eventualmente, se nós disséssemos que não teria Enem neste ano, para mim, seria um insucesso, uma derrota da educação brasileira“, disse.

Por outro lado, o ministro da Educação também admitiu que houve dificuldades na aplicação deste domingo (17). “Claro que, no meio dessa pandemia, houve alguns ruídos, dificuldades, que vão ser averiguados”, afirmou.

Anulação e abstenção do Enem 2020

O Enem 2020 foi motivo de disputas judiciais que tentaram impedir a aplicação do exame. Isto, com a justificativa de que o deslocamento dos inscritos e a permanência em salas de aulas por mais de cinco horas de prova poderiam agravar ainda mais a pandemia.

Entretanto, a Justiça não acatou o pedido e aceitou o argumento do Inep de que estaria seguindo os protocolos de biossegurança.

Apesar disso, em 58 cidades (56 no Amazonas e duas em Rondônia), as provas foram suspensas para tentar conter a alta do coronavírus. E mais de 8 mil candidatos inscritos não compareceram à prova por apresentarem sintomas de doenças infectocontagiosas.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem Somos

“Nosso foco é informar com senso crítico tudo o que existe de mais importante na área da segurança, saúde, emprego e do ir e vir do cidadão brasileiro.”