As escolas municipais do Rio de Janeiro divulgaram no último dia 17, a lista das 38 escolas que retomarão as aulas presenciais no próximo dia 24. Essas escolas, de acordo com a pasta, atenderam aos critérios de infraestrutura e sanitários necessários para que possam novamente receber os alunos em salas de aula. Os critérios para a volta às aulas presenciais foram divulgados na semana passada.
Entre as condições necessárias para o retorno estão o distanciamento de 1,5 metro entre as carteiras, as janelas ou portas que devem ser mantidas abertas, bebedouros adaptados com torneira para enchimento de copos e garrafas, disponibilização de álcool em gel e de máscaras para eventual reposição.
O cronograma de retorno, conforme calendário anunciado pela prefeitura do Rio, começa com a pré-escola, 1º e 2º anos do ensino fundamental, a partir do dia 24 de fevereiro.
No dia 17 de março, será a vez das turmas do 3º ao 5º ano do ensino fundamental, além do 6º e 9º ano. Na última fase, a partir de 31 de março, retomam as atividades de forma presencial as creches, as turmas do 6º ao 8º ano, Educação de Jovens e Adultos e Classe Especial. O ensino remoto começou no último dia 8, por meio da TV Escola.
O retorno às aulas presenciais não é obrigatório. A secretaria entrará em contato com os responsáveis pelos estudantes matriculados nas escolas que forem retomando as aulas. De acordo com o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, em uma coletiva de imprensa, dos 7.730 que poderão voltar às aulas presenciais na semana que vem, 4.401 já se manifestaram e, deles, 82% desejam retornar presencialmente. As aulas remotas serão mantidas e, segundo o secretário, aperfeiçoadas.
O secretário esclarece também que, caso haja o agravamento da pandemia , as escolas poderão ser novamente fechadas. Ele defende, no entanto, que a educação seja priorizada. “O que a gente vem colocando é que as escolas devem ser as últimas a serem fechadas e as primeiras a abrir”.
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.