Cidadania

Facção paulista cresce no Rio de Janeiro

Karen de Souza Venancio
Escrito por Karen de Souza Venancio em 16 de setembro de 2020
Facção paulista cresce no Rio de Janeiro

Segundo relatório interno da polícia, uma facção paulista cresce no Rio de Janeiro. O PCC (Primeiro Comando da Capital) já estaria presente em lugares como Paraty, Angra dos Reis, Barra Mansa e Três Rios. Além de municípios da região dos Lagos. 

Para conter a expansão do grupo criminoso no Estado, a Polícia Federal (PF) realizou recentemente operação para prender representantes da facção criminosa de São Paulo. As prisões ocorreram tanto na capital quanto na cidade de Três Rios. No entanto, a grande parte dos mandados de prisão foram cumpridos dentro de presídios do Rio de Janeiro. Segundo a PF, mesmo já presos, os integrantes desempenhavam a gestão criminosa, tomavam decisões e davam ordens de dentro das penitenciárias estaduais.

Ainda de acordo com o relatório da polícia, o PCC já estaria abastecendo com drogas as principais favelas do estado. Como o Complexo da Maré, o Morro do Dendê e a Vila Aliança. Esta última, uma grande comunidade que fica localizada em Bangu, na zona oeste da capital. Desse modo, segundo dados levantados, a facção paulista já possui base em pelo menos 10 das 92 cidades do Estado. Ou seja, 10% dos municípios fluminenses têm representantes da facção.

Além disso, o PCC é um grupo mais organizado, possui código de ética e código de batismo. Atuando, assim, de forma diferente das principais facções criminosas do Rio de Janeiro.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem Somos

“Nosso foco é informar com senso crítico tudo o que existe de mais importante na área da segurança, saúde, emprego e do ir e vir do cidadão brasileiro.”