Cidadania

Famílias moradoras de comunidades no RJ são expulsas por traficantes

Suellen Christine Sales da Silva
Escrito por Suellen Christine Sales da Silva em 1 de setembro de 2020
Famílias moradoras de comunidades no RJ são expulsas por traficantes

Além da convivência com a violência, as famílias moradoras das comunidades no Rio de Janeiro são expulsas de casa. Em algumas situações, os moradores não podem sequer levar os pertences. Como resultado, os traficantes vendem os imóveis para outras pessoas.

A princípio, os traficantes do RJ criaram uma espécie de “fortaleza do crime”. Isto é, os domínios, antes restritos às comunidades, se expandem para importantes vias da cidade. Dessa forma, há a construção de barreiras que impedem a passagem da polícia e de qualquer pessoa indesejada pela quadrilha.

Este é o caso da comunidade Cinco Bocas, em Brás de Pina, Zona Norte do Rio de Janeiro. Uma nova facção tomou conta do tráfico de drogas na região e, assim, as famílias moradoras das comunidades são expulsas e os imóveis, por consequência, são vendidos.

Somos pessoas que trabalham muito pra ganhar o que é nosso. E agora, querem vender a casa dos outros. Como é que vende uma coisa que não é dono? Daquilo que eles não têm?“, lamentou uma vítima.

Houve um caso de uma única família que teve 20 pessoas expulsas. Nenhum deles conseguiu pegar nada do que tinha na casa. Eles, contam que os traficantes que tomaram a favela não querem moradores antigos por lá.

Olha, da minha casa, eu consegui levar foi nada. Ficou tudo lá. Saímos com a roupa do corpo. Só com a roupa do corpo. Esses homens não têm pena de ninguém“, contou uma moradora expulsa da casa onde nasceu.

Ademais, as vítimas explicam que a quadrilha monitora cada passo dos moradores, com drones e câmeras de filmagem. “Eles veem tudo. Quem entra, quem sai. Antes de botar a câmera tinha o drone. O drone primeiro vinha, olhava, depois eles vinham. Agora é câmera. E dizem que a câmera é boa“, detalhou uma vítima.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem Somos

“Nosso foco é informar com senso crítico tudo o que existe de mais importante na área da segurança, saúde, emprego e do ir e vir do cidadão brasileiro.”