Cidadania

Festas de final de ano: Fiocruz divulga orientações contra a covid-19

Suellen Christine Sales da Silva
Escrito por Suellen Christine Sales da Silva em 21 de dezembro de 2020
Festas de final de ano: Fiocruz divulga orientações contra a covid-19

As festas de final de ano costumam reunir muitas pessoas e causar aglomerações. Pensando nisso, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) reuniu em uma cartilha orientações para diminuir os riscos de transmissão da covid-19 durante o Natal e o Réveillon.

De acordo com a cartilha, quem for receber convidados ou celebrar as festas de final de ano, deve usar máscara sempre que não estiver comendo ou bebendo, manter a distância dos demais convidados, evitar apertos de mão e abraços, lavar ou higienizar com álcool 70 as mãos com frequência e não deve compartilhar copos e talheres.

Aqueles que estão organizando os eventos, caso ofereçam bebidas, devem disponibilizá-las em embalagens individuais, como latas ou garrafas, arrumadas em baldes com gelo, para que as pessoas possam se servir sozinhas. Outra orientação é oferecer condimentos, molhos para salada ou temperos embalados individualmente, sempre que possível. Após o evento, a louça deve ser lavada em água corrente e com detergente, ou na máquina de lavar louças.

A Fiocruz também orienta que quem deseja fazer reuniões deve estipular um limite de convidados, garantindo o distanciamento de 2 metros e que, preferencialmente, realize o evento em locais abertos e ventilados.

Entretanto, a forma mais segura de passar as festas de final de ano, de acordo com a Fiocruz, é ficar em casa e celebrar apenas com as pessoas que moram ali.

A saber, as orientações foram divulgadas tanto em cartilha, disponível online, quanto em cards informativos que podem ser compartilhados pelo WhatsApp e demais redes sociais.

Ademais, a Fiocruz esclarece que quem teve contato com a doença ou está com sintomas deve evitar encontros por oferecer risco aos demais. Além disso, pessoas que fazem parte de algum grupo de risco ou moram com alguém que faz parte desse grupo também devem se proteger e evitar as festas.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem Somos

“Nosso foco é informar com senso crítico tudo o que existe de mais importante na área da segurança, saúde, emprego e do ir e vir do cidadão brasileiro.”