Furto no trânsito carioca é registrado a cada uma hora

O ISP (Instituto de Segurança Pública) registrou 12.185 casos em 2016, 60% deles na capital. Isso significa que a cada uma hora, acontece um furto no trânsito carioca.

A Barra da Tijuca, Zona Oeste, é o bairro que concentra a maioria dos casos (283). Em média, 6 carros foram furtados a cada semana. Em relação à roubos, a Barra ficou em segundo lugar, com 145 casos, atrás somente do Centro (191).

Para o delegado titular da 16ª DP (Barra da Tijuca), Marcus Vinicius Braga, os crimes ocorrem pela grande quantidade de veículos que ficam presos nos engarrafamentos.

Furto no trânsito carioca chegou a 65,1%

O número de roubos no interior de veículos aumentou 65,1% no Estado do Rio, de 2015 para 2016. Na capital, o aumento é maior, sendo um crescimento de 67,5%. Já em relação aos furtos, o fenômeno é oposto. Tanto na capital quanto no estado, o número caiu. Foram 23,1 de registros de furto a menos no ano passado em relação a 2015.

O motivo é que, para um ladrão furtar alguém, é preciso que haja uma oportunidade, a vítima precisa estar distraída ou vulnerável. O caso do roubo, ou seja, quando há agressão ou ameaça, o cenário é outro. O criminoso, quando está armado ou possa fazer usa da violência, cria a oportunidade para que o assalto ocorra.

Deixe uma resposta