Cidadania

Greve no BRT Rio: entenda o que ocasionou e as consequências

Suellen Christine Sales da Silva
Escrito por Suellen Christine Sales da Silva em 1 de fevereiro de 2021
Greve no BRT Rio: entenda o que ocasionou e as consequências

A greve no BRT Rio paralisou a cidade na manhã desta segunda-feira (1). Isto é, o BRT Rio encerrou o funcionamento dos serviços nos três corredores: Transoeste, Transcarioca e Transolímpica. Segundo a concessionária, a paralisação ocorreu devido à greve de motoristas.

Em nota, o BRT Rio diz que atravessa uma grave crise econômico-financeira, devido a fatores como a pandemia de covid-19 e o congelamento de tarifa há dois anos. Por isso, não tem recursos para pagar a segunda parcela do salário de janeiro dos funcionários, nem para comprar insumos como combustível.

Segundo o BRT Rio, foi registrada por causa da pandemia de covid-19, uma queda de até 75% no número de passageiros. Atualmente esse índice está na faixa de 45% em relação ao período anterior à covid-19. Assim sendo, a perda de receita entre março de 2020 e janeiro de 2021 atingiu R$ 200 milhões.

Dessa forma, para compensar a falta de ônibus com a greve no BRT, a Prefeitura do Rio implantou um plano de contingência, com a modificação de linhas convencionais e reforço entre as estações do BRT e da Supervia.

Segundo o Rio Ônibus, todas as frotas das linhas de ônibus comuns estão na rua. Já o Metrô Rio informou que a operação nas linhas 1, 2 e 4 seguiu normalmente nesta manhã, com intervalos regulares. Entretanto, houve um aumento do efetivo dos agentes de segurança e operadores para orientar os passageiros nas estações.

Por fim, a Supervia disse que tem checado dados, mas a princípio, o movimento no horário de pico da manhã foi normal. Assim sendo, não houve necessidade de viagens extras.

Ademais, a prefeitura do RJ fez um apelo para os motoristas voltarem a trabalhar. Esta, informou que conversará com os envolvidos e espera que não seja uma paralisação combinada entre empresa e rodoviários.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem Somos

“Nosso foco é informar com senso crítico tudo o que existe de mais importante na área da segurança, saúde, emprego e do ir e vir do cidadão brasileiro.”