Cidadania

Home Office: saiba como se organizar durante o trabalho

Suellen Christine Sales da Silva
Escrito por Suellen Christine Sales da Silva em 31 de março de 2020
Home Office: saiba como se organizar durante o trabalho

O home office virou a realidade de alguns trabalhadores devido ao novo coronavírus. A recomendação para evitar aglomerações e diminuir as chances de contágio impulsionou empresas a liberarem os funcionários para fazerem home office. Dessa forma, algumas medidas para que o desempenho e a disciplina sejam mantidos em casa na hora de trabalhar, são necessárias.

O André Bax, coach de carreira, explica que é necessário ter um local de trabalho em casa. Isto é, um quarto, uma sala ou qualquer lugar confortável. Claro, além da definição de um horário. Assim sendo, é importante manter a rotina habitual, como acordar no mesmo horário nos dias de trabalho e vestir uma roupa adequada. Logo, o cérebro reconhece que a pessoa “está indo trabalhar”.

Por outro lado, se tem filhos é preciso fazer um combinado. Tudo precisa de regra, inclusive o horário de brincar. Se a pessoa tem companheiro ou companheira é necessário fazer uma escala de intervalo e revezamento entre eles. É um momento de cooperação, afirma o coach. A ideia é ter metas diárias, definir o que precisa ser feito. Bem como, fazer uma lista de atividades que deverão ser feitas no dia seguinte.

André também reforça que é preciso reservar momentos de relaxamento. “Reserve momentos para levantar da mesa, caminhar pela casa, se alimentar e beber água“.

Outra dica do especialista é saber qual é o pico de produtividade e qual é a melhor dinâmica de trabalho. Algumas pessoas são mais produtivas de manhã. Já outros preferem o período da tarde. André explica que a flexibilidade do home office permite que o profissional entenda como é o ideal de trabalho.

Ferramentas que auxiliam no home office

Alguns aplicativos ajudam na organização de atividades durante o home office, são eles:

  • Trello: ferramenta digital que permite organizar o fluxo de trabalho, visualizando o que já foi feito, o que está acontecendo e o que precisa fazer. Tem uma opção básica gratuita.
  • Asana: ferramenta para organizar o dia a dia de equipes e monitorar o andamento do trabalho. Tem uma opção básica gratuita.
  • Slack: serviços de mensagem que permite criar grupos de trabalho e de integração com outras ferramentas. Há opção básica sem cobrança.
  • Mural: ferramenta digital que permite visualizar ideias e ter reuniões com maior visualização. A versão grátis é disponível por 30 dias.
  • Miro: quadro branco virtual e coletivo, para equipes que precisam enxergar como está o fluxo do trabalho. Disponível em versão gratuita.
  • Zoom: ferramenta de vídeo-conferência e reuniões on-line. Na versão gratuita, é possível reunir até 100 pessoas na mesma conferência.
  • Cucko: site que permite criar um cronômetro digital e compartilhar com uma equipe. Assim é possível saber quanto tempo vai durar uma reunião e focar nela antes de se distrair com mensagens ou redes sociais.

Ademais, é preciso ter paciência e empatia. Segundo o coach de carreira, André Bax, qualquer processo de mudança no trabalho exige um tempo para adaptação. Assim como terá desafios inesperados. Neste cenário de pandemia, preocupações com a saúde e a incerteza prejudicam a todos. Assim, é importante manter um canal aberto para comunicar e sanar dúvidas sobre medidas que passem segurança aos funcionários sobre a evolução da pandemia, o modelo de trabalho remoto, as expectativas de produtividade e eventuais conflitos.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem Somos

“Nosso foco é informar com senso crítico tudo o que existe de mais importante na área da segurança, saúde, emprego e do ir e vir do cidadão brasileiro.”