Cidadania

Lego Braille ajuda na educação de crianças com deficiências visuais

Suellen Christine Sales da Silva
Escrito por Suellen Christine Sales da Silva em 24 de agosto de 2020
Lego Braille ajuda na educação de crianças com deficiências visuais

Desenvolvida a partir da parceria entre a Fundação Dorina Nowill e a LEGO Foundation, a coleção LEGO Braille Bricks visa ajudar crianças com deficiências visuais. As organizações irão distruibuir, gratuitamente, os brinquedos para escolas e serviços voltados para educação de crianças com deficiência visual.

De acordo com a LEGO Foundation, a coleção tem 300 peças com alfabeto completo, números de 0 a 9 e símbólos matemáticos. Além disso, a instituição declarou que o brinquedo estará disponível em seis idiomas. Ainda, será distriuído em 20 países, até o início de 2021.

Cabe ressaltar ainda que, cada bloco contém letras impressas e facilitam a interação entre crianças com e sem deficiência visual. “O lançamento do LEGO Braille tem ainda um significado muito especial porque concretiza o legado de nossa fundadora Dorina Nowill, levando às crianças a inclusão e a oportunidade de aprender no sistema braille, ao mesmo tempo que se relacionam e se divertem com os demais colegas“, afirma Alexandre Munck, superintendente executivo da Fundação Dorina Nowill.

A saber, a Fundação produz e distribui, gratuitamente, livros em braille. Além dos livros, a instituição também produz livros em áudio, fonte ampliada e em formato digital acessível.

O braille ainda é a única maneira de alfabetizar uma criança com deficiência visual e esse material é um recurso pedagógico inovador, que colabora efetivamente para o aprendizado inclusivo“, afirma Alexandre Munck.

Assim sendo, a instituição dispõe de uma moderna imprensa braille que produz livros de diferentes gêneros e autores. Estes, são distriuídos gratuitamente para mais de 2500 escolas, organizações, associações e bibliotecas que atendem ao público com deficiência visual.

Ademais, a Fundação Dorina Nowill oferece serviços gratuitos e especializados de habilitação e reabilitação, além de programas de inclusão educacional e profissional. E assim, é referência para crianças, jovens, adultos, idosos cegos e com baixa visão.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem Somos

“Nosso foco é informar com senso crítico tudo o que existe de mais importante na área da segurança, saúde, emprego e do ir e vir do cidadão brasileiro.”