Cidadania

Lockdown: o que é e quais locais já adotaram a medida

Nariene da Silva Xavier
Escrito por Nariene da Silva Xavier em 9 de maio de 2020
Lockdown: o que é e quais locais já adotaram a medida

O lockdown, que significa confinamento em português, refere-se ao bloqueio total de uma região, imposta pelo Estado ou pela Justiça. É a medida mais rígida adotada durante situações extremas, como uma pandemia. A fiscalização dessa medida é feita pelo governo.

As regras variam de acordo com o local adotado, mas os cidadãos só podem sair à rua por motivos de emergência. Por exemplo, para compra de alimentos, transporte de doentes ou realização de serviços de segurança, que são considerados essenciais. O trânsito pela região também é parcialmente ou totalmente suspenso. Em alguns casos, rodoviárias, estações de trem e aeroportos são fechados e só é permitido ultrapassar a fronteira por motivo de emergência ou a trabalho.

As atividades essenciais funcionam com controle das autoridades. Isso significa que, o acesso a um perímetro da cidade ou do estado é fechado e pode passar a ser controlado também. Para poder passar pelos controles, as pessoas precisam, por exemplo, de declarações de suas empresas que atestam que elas desempenham uma atividade essencial .

Onde já adotaram no Brasil o sistema Lockdown

No Brasil, o lockdown já foi adotado no Maranhão, Pará, Fortaleza e em parte da zona oeste do Rio de Janeiro. Já as cidades de São Paulo, Manaus e o estado de Pernambuco, apesar do grande número de casos de covid-19, não estavam submetidas às regras de confinamento da população. Porém, há as restrições a aglomerações, aulas e pedido para que a população fique em casa. No caso do Rio de Janeiro, a prefeitura adotou um lockdown parcial na zona oeste, em Copacabana, na zona sul, também deve ser alvo de tal medida. No estado fluminense, Niterói terá lockdown e em São Gonçalo, região Metropolitana do RJ.

A medida de combate a pandemia do novo coronavírus começará a valer em Niterói e São Gonçalo a partir da meia noite do dia 11 de maio (segunda-feira), com o fechamento dos dois maiores centros comercias da cidade. No município de São Gonçalo, o lockdown será no Centro e em Alcântara, áreas com maior população. A Fundação Oswaldo Cruz afirmou que há uma grande necessidade da medida ser adota em cidades da Região Metropolitana como Maricá. O município Maricá ainda não adotou a medida.

Os comércios considerados não essenciais que não cumprirem a determinação serão multados em até R$ 9 mil. Quem sair às ruas sem ser para serviços essenciais será multado em R$180,00.

Diferenças dos termos usados na pandemia

O isolamento social é uma sugestão preventiva para todos para que as pessoas fiquem em casa.

O distanciamento social prega que as pessoas fiquem longe o bastante das outras, mas não é uma imposição de Estado. O objetivo é restringir a disseminação do vírus pela distância, visto que, até onde se sabe, novo coronavírus não é transmitido pelo ar, mas por gotículas da saliva.

O distanciamento social seletivo, também tratado às vezes como isolamento vertical, é destinado apenas uma parcela da população – por exemplo, grupos de risco mais elevado de desenvolverem complicações em caso de infecção por covid-19. O resto da população está livre para circular desde que esteja assintomática.

A quarentena ou o distanciamento social ampliado se dá quando a recomendação de ficar em casa e evitar aglomerações é voltada a toda a população. Os cidadãos só devem sair a rua para necessidades básicas ou para trabalharem em serviços essenciais.

O lockdown  é uma medida de bloqueio total que inclui também o fechamento de vias e proíbe deslocamentos e viagens não essenciais.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem Somos

“Nosso foco é informar com senso crítico tudo o que existe de mais importante na área da segurança, saúde, emprego e do ir e vir do cidadão brasileiro.”