Cidadania

MEC divulga novas datas de inscrição do Fies

Nariene da Silva Xavier
Escrito por Nariene da Silva Xavier em 16 de outubro de 2020
MEC divulga novas datas de inscrição do Fies

O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC) divulgou no último dia 14 os novos prazos de inscrições para cerca de 50 mil vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referentes ao 2º semestre de 2020. As vagas remanescentes são aquelas não preenchidas nas edições de 2020 dos processos seletivos regulares do Fies. 

O novo edital estabelece que as inscrições serão abertas às 7h do dia 26 de outubro. E, poderão se inscrever, tanto os candidatos não matriculados em instituição de educação superior, como também aqueles já matriculados, mas que buscam uma oportunidade para financiar a continuidade dos estudos. 

Nos dois primeiros dias, ou seja, de 7h do dia 26 até as 23h59 do dia 27 das outubro, a oferta será exclusiva para os cursos de áreas do conhecimento prioritárias. São elas: cursos de Saúde, Engenharias, Licenciaturas e Ciência da Computação

Para os candidatos não matriculados em instituição de educação superior, as inscrições poderão ser realizadas até as 23h59 do dia 03 de novembro. Já para quem já está matriculado no curso, o prazo termina às 23h59 do dia 27 de novembro. 

MEC: como irá funcionar

Poderão se inscrever nas vagas remanescentes os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 em diante e tiveram nota mínima de 450 pontos. Além disso, o Fies exige renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa.

O estudante que precisar alterar as informações depois de ter concluído a inscrição corre o risco de perder a vaga, caso um outro candidato conclua a inscrição antes.

Depois de concluir a inscrição, o candidato deverá validar as informações junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino, presencialmente ou pela internet, em até dois dias úteis. Caso o estudante não faça isso, a vaga volta para o sistema.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem Somos

“Nosso foco é informar com senso crítico tudo o que existe de mais importante na área da segurança, saúde, emprego e do ir e vir do cidadão brasileiro.”