Cidadania

Nota de 200 reais já chega até a população

Karen de Souza Venancio
Escrito por Karen de Souza Venancio em 9 de setembro de 2020
Nota de 200 reais já chega até a população

Com a diminuição da circulação das cédulas no país, o Banco Central (BC) lançou na última quarta-feria nota de 200 reais. Segundo a entidade, o dinheiro em espécie ainda é o meio mais utilizado no país para pagamentos e recebimentos. Porém, durante a pandemia pela Covid- 19, os brasileiros passaram a guardar mais dinheiro. O que resultou na redução da distribuição das notas.

Este fenômeno é descrito como entesouramento e foi uma das justificativas utilizadas pelo Banco Central para implementar a medida. Outra motivação para a maior demanda por dinheiro, é o aumento dos saques para formação de reservas e para a retirada do auxílio emergencial. Assim, a nota de 200 reais permite a redução do custo de logística e de distribuição de dinheiro. O que resulta maiores saques com poucas cédulas.

No entanto, segundo dados obtidos através da Lei de Acesso à Informação, o custo  de produção será o mais alto dentre todas as cédulas e moedas já em utilização.

A cédula gerou críticas pela Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB) por possuir o mesmo tamanho das notas de 20 reais e não seguir o padrão de crescentes dimensões. Isso, auxilia a diferenciação por parte dos deficientes visuais. O BC explicou que não tem maquinário para fabricar cédulas maiores que 100 reais. Outra crítica foi feita por órgãos de anticorrupção. Segundo eles, a implementação da nova cédula pode facilitar a disseminação, ocultação e lavagem de dinheiro.

Curiosidades da nota de 200 reais

  • Personagem: a partir de uma pesquisa feita em 2001 para escolha de espécimes da fauna para serem inseridas no padrão Real, o Lobo-guará foi o terceiro maior animal votado. Este, estampa a nova cédula de 200 reais.
  • O Banco Central prevê que até o final do ano a impressão de 450 milhões de unidades da nota, o equivale a 90 bilhões de reais.
  • A nota possui os mesmos elementos de segurança já presentes na segunda família do Real. Como alto-relevo em diversas partes, número que muda de cor e marca-d’água que apresenta o valor da nota e a imagem do animal.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem Somos

“Nosso foco é informar com senso crítico tudo o que existe de mais importante na área da segurança, saúde, emprego e do ir e vir do cidadão brasileiro.”