Cidadania

PlastificARTE: concurso de design busca soluções sustentáveis

Suellen Christine Sales da Silva
Escrito por Suellen Christine Sales da Silva em 14 de setembro de 2020
PlastificARTE: concurso de design busca soluções sustentáveis

O concurso PlastificARTE visa trazer à população soluções sustentáveis que proporcionem segurança em aglomerações e facilitem a socialização em espaços públicos. Quem vencer, receberá um prêmio de R$ 10 mil reais. Além disso, a depender de questões técnicas e comerciais, o projeto receberá patrocínio da Electro Plastic.

A princípio, as soluções criadas pelos designers devem ser biodegradáveis e feitas a partir de um plástico flexível. Este, produzido por fontes renováveis da cana-de-açúcar.

Dessa forma, diferentes gramaturas de plástico para a produção, do mais fino ao mais resistente, precisam ser utilizadas. Além disso, a criação também pode levar materiais auxiliares, como madeira e ferro metalon.

Os projetos devem auxiliar as pessoas na locomoção em transporte público, proteger das aglomerações e contato físico nas atividades do cotidiano ou facilitar a socialização de maneira segura.

Assim sendo, existem 10 categorias nas quais os produtos inscritos devem se encaixar. Sendo elas: social, saúde, educação, vestuário, lazer, esporte, corporativo, alimentação, pets e transporte.

A diretora comercial da Electro Plastic, Paula Lopes, reforça que é importante observar todos os pontos relacionados ao projeto. “É preciso levar em consideração estratégias de descarte inteligente e a logística reversa para que o material seja reutilizado e não se torne poluente. A ideia do concurso é também trazer uma discussão positiva sobre o uso consciente do plástico”, diz a executiva.

A saber, a inscrição no 1º Prêmio de Design PlastificARTE é gratuita e, somente pessoas com mais de 18 anos podem participar. Os cadastros são feitos através do site até o dia 16 de outubro.

Ademais, no dia 20 de outubro, serão selecionados os cinco projetos finalistas que participarão da segunda fase. Esta, acontecerá do dia 26 de outubro a 04 de novembro. Já o vencedor será anunciado no dia 05 de novembro, às 19h, após apresentação à banca julgadora.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem Somos

“Nosso foco é informar com senso crítico tudo o que existe de mais importante na área da segurança, saúde, emprego e do ir e vir do cidadão brasileiro.”