Cidadania

Rio de Janeiro estuda reabrir comércio a partir de junho

Nariene da Silva Xavier
Escrito por Nariene da Silva Xavier em 28 de maio de 2020
Rio de Janeiro estuda reabrir  comércio a partir de junho

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, anunciou no último dia 22, que estuda uma retomada da economia, com reabertura gradual do comércio carioca e das escolas, nos próximos dias. Ele disse que tem um “plano completo” feito junto a empresários.

A solicitação em questão foi feita pela ABIH-RJ (Associação de Hotéis do Rio) em conjunto com sete entidades empresariais e associações de moradores da região da Barra da Tijuca, zona oeste da cidade. O cronograma prevê reabertura gradual entre os dias 1º e 29 de junho. E, define as limitações de lotação em bares, museus, restaurantes, comércio e serviços de transporte. O ofício também foi enviado ao governador Wilson Witzel e propõe que o Ministério Público participe das discussões.

Crivella indicou que fará uma reabertura por escalas “como todo lugar no mundo” e destacou os números atingidos de isolamento. “Hoje, no Rio de Janeiro, graças a Deus, 80% das aglomerações diminuíram, 80% do trânsito de pessoas nas ruas, 80% dos passageiros de ônibus diminuíram também”, destacou. “As curvas (de contaminação) diminuíram, a velocidade de contágio. Isso mostra que estamos tendo sinais no horizonte que vamos voltar a atividade”, afirmou o prefeito para o site JovemPan.

Como funcionará a reabertura do comércio e das escolas

A partir do dia 1º de junho – Reabertura das escolas para o ensino médio (com uso obrigatório de máscara), das 10h às 17h. Também será reaberto lojas com porta aberta para a rua com até 400m² a partir das 10h. Cafés, bares e restaurantes irão funcionar das 10h às 23h, ficam limitados a 50% da capacidade e funcionamento.

8 de junho – Reinício de cerimônias religiosas e partidas de futebol, mas sem público.

15 de junho – Reabertura de lojas com área superior a 400m² ou inseridas em shoppings, com uso obrigatório de máscaras. Também será reaberto as creches, pré-escolas e similares.

29 de junho – Reabertura de cinemas, teatros e casas de show com lotação reduzida e espaço mínimo de distanciamento.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem Somos

“Nosso foco é informar com senso crítico tudo o que existe de mais importante na área da segurança, saúde, emprego e do ir e vir do cidadão brasileiro.”