Segurança Presente chegará a novos bairros e vias expressas

O programa Segurança Presente, que passará a se chamar Sociedade Segura, será ampliado nos próximos meses, com parceiras público-privadas.

A ampliação será para bairros como Barra da Tijuca e Jacarepaguá. Assim, até para dentro e fora dos estádios do Maracanã, do Engenhão e de São Januário.

As Linhas Vermelha e Amarela e a Avenida Brasil também ganharão efetivo, mas serão, a exceção do novo modelo. Dessa forma, com despesas ainda custeadas pelo próprio governo, segundo anunciou o secretário estadual de Governo, Gutemberg Fonseca.

Ele disse que o foco do programa de segurança agora contemplará ações de assistência social. Também revelou novidades, como a criação de um núcleo integrado de inteligência. Com ele, os agentes poderão conferir se há mandados de prisão em aberto. Graças a esse sistema, 80 prisões de foragidos foram efetuadas neste início de ano.

Outro avanço é a utilização do ISPGeo (em parceria com o Ministério Público), uma ferramenta de análise da mancha criminal, desenvolvida pelo ISP, que agora orienta o deslocamento das equipes.

Gutemberg explicou que a ideia é estabelecer parcerias com as prefeituras para reativar abrigos, garantir atendimento médico a moradores de rua e encaminhar crianças em situação de vulnerabilidade para escolas.

Promessa de campanha de Wilson Witzel, o Sociedade Segura deverá chegar, até o fim do mês, ao Maracanã, com cobertura que alcance também os arredores da Uerj.

Deixe uma resposta