Cidadania

Traficantes ocupam área na Zona Portuária do Rio

Guilherme Morais
Escrito por Guilherme Morais em 14 de setembro de 2018
Traficantes ocupam área na Zona Portuária do Rio

Os traficantes dominaram uma área na Zona Portuária do Rio. Área essa, que tem potencial para o recebimento de futuras construções de unidades populares do “Minha Casa, Minha Vida”. Isso é o que informa a CDURP (Companhia de Desenvolvimento Urbano da Área do Porto).

Segundo a concessionária, uma dessas áreas apontadas para receber as moradias populares é a Rua do Livramento, localizada na Gamboa. Ela possui 14 locais que foram mapeados como áreas onde podem ser erguidas construções do programa “Minha Casa, Minha Vida”. Entretanto a região tem problemas para que esse processo possa ser feito.

O principal desses problemas é a violência. A Rua do Livramento é um dos acessos para o Morro da Providência e há atuação de traficantes no local. Lá, existem pontos de venda de drogas e a atuação dos criminosos que vigiam o local. Além disso, tem barricadas no local e antigos casarões que existem na Rua do Livramento se transformaram ao longo do tempo em postos avançados de atuação do tráfico.

O delegado Reginaldo Guilherme, afirmou que há três inquéritos na 4ªDP que investigam a presença de traficantes nos casarões. A rua é localizada a pouco menos de dois quilômetros da Central do Brasil, onde localiza-se a sede da Secretaria Estadual de Segurança Pública. Criminosos atuam no local de maneira permanente mantendo a vigilância sobre a circulação no local, geralmente estão armados e misturados com moradores de rua que também invadiram os casarões.

Traficantes agem na Rua Barão da Gamboa

A Rua Barão da Gamboa também é outra via que sofre os mesmos problemas. Ela tem apenas 700 metros da Rua do Livramento a Rua Barão da Gamboa e se encontra em situação semelhante a Rua do Livramento, porque o local também sofre com o controle de tráfego por criminosos da região.

Na entrada existem barricadas de pedras e concreto que foram colocadas por traficantes para controle da área. Assim como no caso da Rua do Livramento, também é permanentemente vigiada por criminosos.

Próximo a Rua Barão da Gamboa, localizam-se pelo menos quatro importantes instalações da região da Zona Portuária/Centro do Rio. Como a Vila Olímpica, a Creche Tia Dora (Administradas pela Prefeitura do Rio). O Centro de Controle Operacional dos Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) e a Cidade do Samba também são próximos.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem Somos

“Nosso foco é informar com senso crítico tudo o que existe de mais importante na área da segurança, saúde, emprego e do ir e vir do cidadão brasileiro.”