Saúde

Como a alimentação pode impactar o ecossistema

Karen de Souza Venancio
Escrito por Karen de Souza Venancio em 10 de setembro de 2020
Como a alimentação pode impactar o ecossistema

Uma forma de gerar menos danos ao meio ambiente é através da alimentação. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) já apontou, em 2018, o crescimento de cerca de 30 milhões de indivíduos que se declaram vegetarianos. Com a população cada vez mais consciente dos problemas ambientais, entenda como a alimentação pode impactar o ecossistema.

Segunda Sem Carne

O movimento consiste em diminuir o consumo do alimento uma vez por semana. A carne é considerada a grande responsável pelo aumento da temperatura na Terra. Ela aumenta o efeito estufa e destrói florestas que dão lugar para a criação de pasto para a pecuária. Além de utilizarem grande quantidade de água.

Menos Embalagens

O plástico demora em média mais de 400 anos para se decompor. Ele polui os rios, os oceanos e são um grande risco para a vida marinha. Com isso, vale trocar as sacolas plásticas por sacolas de pano que podem ser reutilizadas.

Priorize produtos locais e da estação

Produtos locais e sazonais possuem menos deslocamento. O que resulta em preços mais baixos e redução do seu transporte. O que consequentemente contribui para redução dos gases no efeito estufa e poluição. O consumo desses alimentos ajudam produtores pequenos e locais.

Prefira orgânicos

Além de mais saudáveis, os alimentos orgânicos não possuem agrotóxicos. Tais substâncias químicas são prejudiciais a saúde humana, ao solo e poluem os lençóis freáticos. É recomendável a busca por feiras orgânicas. Visto que, os produtos costumam ser mais baratos e ao o escolher esse segmento, se contribui para a economia local.

Evite o desperdício

De acordo com o site Huffpost Brasil, pesquisa realizada pela World Resources Institute (WRI), em 2016, mostrou que um terço dos alimentos produzidos no país vão para o lixo. Para evitar que isso aconteça, é possível congelar alimentos para que durem por mais tempo ou aproveitar talos  e cascas. 

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem Somos

“Nosso foco é informar com senso crítico tudo o que existe de mais importante na área da segurança, saúde, emprego e do ir e vir do cidadão brasileiro.”