Apple x Samsung: empresas são processadas por risco de câncer

A guerra entre Apple x Samsung agora é judicial. De acordo com testes realizados pelo RF Esposure Lab, nos Estados Unidos, foi comprovado que alguns modelos de celulares da Samsung e da Apple apresentam radiação acima do permitido.

Por conta dos resultados, usuários das duas maiores marcas de telefonia móvel do mundo deram início a um processo contra as marcas. A ação foi apresentada a uma corte dos EUA com base em uma reportagem realizada pelo jornal Chicago Tribune.

Com o auxílio do laboratório certificado pela Comissão Federal de Comunicação (FCC), foram examinados vários smartphones das duas empresas.

Os aparelhos analisados que deram base ao processo foram o iPhone 7, iPhone X, iPhone 8, iPhone 8 Plus, Galaxy S9, Galaxy S8, Galaxy J3, Moto ES Play, Moto G6 Play e Vivo 5 Mini. Quatro dos aparelhos testados foram reprovados.

De acordo com o laboratório o iPhone 7 e o Samsung Galaxy S9, S8 e J3 estão com a radiação acima do estabelecido como seguro pela FFC para o usuário.

Apple x Samsung: como foram feitos os testes

A radiação ficou mais elevada quando o teste foi realizado a 2mm do corpo humano, simulando o uso do telefone para ligação e ao guardar no bolso.

Segundo os fabricantes, o governo americano permite testes com no mínimo 25mm de distância do corpo. A partir desta margem de segurança a certificação é garantida.

O nível de radiação aumentou em até 500% no Samsung Galaxy S8 comparado ao teste realizado pela empresa. Devido a isso os solicitantes acusam  a Apple de fabricar aparelhos com alta radiofrequência de forma intencional, pois escondem os riscos dos consumidores.

O que dizem as empresas

Ambas discordam das informações citadas na reportagem, mas também não revelam em que condições fizeram os testes para conseguir as certificações.

A fabricante do iPhone disse que “Todos os modelos de iPhone, incluindo o iPhone 7, são totalmente certificados pela FCC e em todos os outros países onde o iPhone é vendido” respondeu a Apple.

Os dispositivos Samsung vendidos nos Estados Unidos cumprem os regulamentos da FCC. Nossos dispositivos são testados de acordo com os mesmos protocolos de teste usados em todo o setor”, declarou a Samsung.

Deixe uma resposta