Saúde

Comer frutas e vegetais diminui o estresse, diz estudo

Nariene da Silva Xavier
Escrito por Nariene da Silva Xavier em 21 de maio de 2021
Comer frutas e vegetais diminui o estresse, diz estudo

Comer frutas e vegetais, segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Edith Cowan (ECU, na sigla em inglês), na Austrália, pode diminuir o estresse. O estudo também revela que uma alimentação rica em frutas e vegetais pode diminuir a condição de desassossego.

De acordo com o Medical Xpress, a pesquisa foi realizada com mais de 8.600 australianos entre 25 e 91 anos que participam do Estudo Australiano de Diabetes, Obesidade e Estilo de Vida (AusDiab), do Baker Heart and Diabetes Institute.

OMS (Organização Mundial da Saúde) indica que as pessoas que ingiram pelo menos 400 gramas de frutas e vegetais por dia e que pessoas que comem em média 470 gramas destes alimentos todos os dias apresentaram um nível de estresse 10% mais baixo que aqueles que consumiram menos de 230 gramas.

De acordo com Simone Radavelli Bagatini, principal pesquisadora do estudo, pessoas que consomem menos vegetais e frutas ficam mais estressadas. “Descobrimos que as pessoas que ingerem mais frutas e vegetais ficam menos estressadas do que aquelas que ingerem menos, o que sugere que a dieta desempenha um papel fundamental no bem-estar mental”, afirma a principal pesquisadora do estudo.

Ainda de acordo com Radavelli-Bagatini, as frutas e vegetais são alimentos ricos em vitaminas, minerais, flavonoides e carotenoides que podem reduzir a inflamação e o estresse oxidativo, o que pode melhorar o bem-estar mental. “A inflamação e o estresse oxidativo no corpo são fatores reconhecidos que podem levar ao aumento do estresse, ansiedade e diminuição do humor”, disse.

O estudo da OMS aponta ainda que 1 em cada 10 pessoas vive com transtorno de saúde mental. A pandemia da Covid-19 pode ter agravado essa condição e até afetado mais pessoas, o que torna a pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa em Nutrição da ECU ainda mais importante.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem Somos

“Nosso foco é informar com senso crítico tudo o que existe de mais importante na área da segurança, saúde, emprego e do ir e vir do cidadão brasileiro.”