Saúde

Coronavírus pode sobreviver em superfícies por até 28 dias

Suellen Christine Sales da Silva
Escrito por Suellen Christine Sales da Silva em 13 de outubro de 2020
Coronavírus pode sobreviver em superfícies por até 28 dias

O coronavírus pode sobreviver em superfícies como celulares, notas de dinheiro e aço inoxidável por até 28 dias. Isso, de acordo com um estudo publicado no periódico científico Virology Journal. Assim sendo, o período é maior do que se pensava anteriormente e reforça a necessidade de desinfetar superfícies e lavar as mãos constantemente.

A princípio, pesquisadores do Centro Australiano de Preparação para Doenças (ACDP, na sigla em inglês) realizaram experimentos com o SARS-CoV-2 em ambiente controlado e sem luz. Isto porque estudos anteriores mostraram que a luz ultravioleta pode reduzir a sobrevivência do vírus.

Os resultados mostraram que a uma temperatura ambiente de 20ºC, o coronavírus pode sobreviver em superfícies lisas por até 28 dias, como telas de celulares e notas de dinheiro. Conforme a temperatura aumenta, o tempo de sobrevivência diminui. A 30º C, a taxa de sobrevivência caiu para sete dias e a 40º C, o vírus sobreviveu apenas 24 horas.

A saber, o vírus também sobreviveu menos tempo em superfícies porosas, como o algodão. E cabe ressaltar, que o vírus da gripe pode sobreviver apenas 17 dias nas mesmas circunstâncias.

Nossos resultados mostram que o SARS-CoV-2 pode permanecer infeccioso em superfícies por longos períodos de tempo, reforçando a necessidade de boas práticas, como lavar as mãos e limpar as superfícies regularmente“, disse Debbie Eagles, vice-diretora do ACDP, que realizou o estudo.

Os pesquisadores ressaltam que o experimento não foi realizado em condições naturais, já que o tempo todo estava escuro, mas alertam que os resultados comprovam a importância de higienizar as mãos e superfícies.

Ademais, embora a transmissão do coronavírus seja por meio do contato direto com gotículas de pessoas doentes e por aerossóis, os pesquisadores explicam que também é possível contrair a covid-19 ao tocar em superfícies infectadas. Por isso, é recomendado a higienização dos materiais com álcool isopropílico.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem Somos

“Nosso foco é informar com senso crítico tudo o que existe de mais importante na área da segurança, saúde, emprego e do ir e vir do cidadão brasileiro.”