Saúde

Covid-19: qual máscara é melhor? Veja o comparativo

Karen de Souza Venancio
Escrito por Karen de Souza Venancio em 31 de março de 2021
Covid-19: qual máscara é melhor? Veja o comparativo

Mesmo com a vacina, especialistas alertam que o uso da máscara deve continuar sendo essencial. Mas qual é a de melhor material para se proteger contra o coronavírus? Um estudo feito por pesquisadores da Universidade Duke, nos Estados Unidos, e publicado na revista científica “Science” em setembro, comparou a eficiência de 14 tipos de máscaras. Veja na imagem abaixo, o ranking que vai da mais eficiente para a menos eficiente, segundo publicação no G1:

Foto: Emma Fischer, Duke University (fotos)/Elcio Horiuchi (arte/G1)

A pesquisa

Para fazer o comparativo, os especialistas mediram o quanto as máscaras conseguiam impedir que as gotículas expelidas por uma pessoa ao falar se espalhassem pelo ambiente. Os cientistas notaram que falar através das polainas de pescoço (bandana que cobre a boca e o pescoço) parecia dispersar as gotículas maiores em várias menores. “Considerando que as partículas menores são transportadas pelo ar por mais tempo do que as gotas grandes (as gotas maiores caem mais rápido), o uso de tal máscara pode ser contraproducente”, alertaram os pesquisadores no estudo.

De acordo com entrevista ao G1, um dos autores do estudo, Martin Fischer, explicou que o trabalho “se concentrou no desenvolvimento de uma técnica que possa ser replicada em outros laboratórios, em vez de um teste de máscara abrangente”.

“Como afirmamos no artigo, nosso trabalho foi um estudo preliminar que utilizou as máscaras que tínhamos em mãos. Para ser justo com os fabricantes de produtos comerciais, estamos mantendo as marcas anônimas. Na verdade, para a maioria das máscaras, não temos especificações detalhadas”, esclareceu.

Malha fechada

Segundo o engenheiro biomédico Vitor Mori, membro do Observatório Covid-19 BR e pesquisador da Universidade de Vermont, nos Estados Unidos, o ideal é que a máscara tenha malhas bem fechadas, de 2 a 3 camadas de pano.

Martin Fischer reforça a recomendação. “As partículas podem escapar através da máscara, mas também ao redor dela. O principal determinante para a performance é o material, mas é claro que o ajuste da máscara também entrará em jogo. Uma máscara realmente boa precisa ter ambos, um bom material e um ajuste justo”, explicou o pesquisador.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem Somos

“Nosso foco é informar com senso crítico tudo o que existe de mais importante na área da segurança, saúde, emprego e do ir e vir do cidadão brasileiro.”