Saúde

Falar sozinho pode ser sinal de sucesso, apontam especialistas

Karen de Souza Venancio
Escrito por Karen de Souza Venancio em 18 de novembro de 2020
Falar sozinho pode ser sinal de sucesso, apontam especialistas

Falar sozinho pode parecer estranho, por existir a tendência de associar o comportamento a um sinal de transtorno mental. No entanto, de acordo com pesquisadores, falar consigo mesmo pode ser normal e até mesmo saudável.

Dentre os benefícios de falar sozinho, está a melhora da autoconfiança, da concentração e da memória. “Não é algo que se faz irracionalmente”, reforça  ao portal BBC, Gary Lupyan, professor de Psicologia da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos e pesquisador do impacto sobre a memória de escutarmos a nós mesmos. “Você não sabe tudo o que vai dizer. Você pode inclusive se surpreender”, ressalta. 

Já a psicoterapeuta Anne Wilson Schaef, que atualmente trabalha como escritora e palestrante, acredita que tal ato ajuda na memória e na sensação de bem estar. Além disso, Schaef entende que isto tem a ver com quem está ouvindo. “Todos precisamos falar com alguém interessante, inteligente, que nos conhece bem e está do nosso lado, e esta pessoa somos nós mesmos”, ressalta. “Provavelmente você é a pessoa mais interessante que conhece. Conhecer-se e saber como se sente pode te ajudar a ser melhor”, acrescenta.

Outra pesquisa demonstra que falar em terceira pessoa ajuda a controlar os sentimentos. Ethan Kross, da Universidade de Michigan, juntamente com uma equipe realizou diversos experimentos. Isto, com pessoas que descreviam experiências emocionais, usando seus próprios nomes ou as palavras “você”, “ele” e “ela”. Segundo o pesquisador, os resultados mostraram que falar sozinho pode ajudar a ter melhor rendimento sob estresse, controlar emoções e contribuir para a tomada de decisão.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem Somos

“Nosso foco é informar com senso crítico tudo o que existe de mais importante na área da segurança, saúde, emprego e do ir e vir do cidadão brasileiro.”