Saúde

Governo estadual do RJ inaugura hospital contra o Covid-19

Bruno Albuquerque
Escrito por Bruno Albuquerque em 8 de abril de 2021
Governo estadual do RJ inaugura hospital contra o Covid-19

O governo estadual do Rio de Janeiro inaugurou o Hospital Dr. Ricardo Cruz (HERC) na manhã do último sábado (03). Localizado em Nova Iguaçu, na baixada fluminense, o HERC tem o objetivo de ser um hospital exclusivo para o combate do Coronavírus. A secretária de saúde pretende criar 300 novos leitos para o tratamento do Covid-19. No entanto, apenas cerca de 150 leitos estão disponíveis para uso imediato. O hospital era aguardado para março de 2020, logo no início da pandemia, porém a obra foi concluída apenas em 2021.

Está programado pelo governo, o começo gradual dos atendimentos aos pacientes. Com isso, as transferências dos enfermos serão feitas primeiramente para os 60 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI), e logo após para os 90 de enfermaria. De acordo com a Agência Brasil, serão cerca de 500 profissionais trabalhando na nova unidade da rede estadual, entre médicos e enfermeiros. Fora os da linha médica, o HERC contará com empregados administrativos e auxiliares, entre outros.

O hospital foi batizado com o nome do Doutor Ricardo Cruz, que faleceu de Covid-19 em dezembro de 2020. Aos 66 anos, Ricardo era um dos cirurgiões mais respeitados do país. Além disso, o médico era o coordenador científico do Hospital Samaritano. Lá ele criou o grupo Humanidades, que promovia encontros com acadêmicos e estudantes a fim de integrar temas de filosofia à medicina.

Governo ignora próprio decreto e provoca aglomeração

O evento contou com cerca de 200 convidados, em contraste com o próprio decreto do governador que proibia qualquer cerimônia de inauguração. Procurado pela imprensa, a assessoria do governo não explicou o motivo do descumprimento do decreto.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem Somos

“Nosso foco é informar com senso crítico tudo o que existe de mais importante na área da segurança, saúde, emprego e do ir e vir do cidadão brasileiro.”