Saúde

Vacina Johnson & Johnson muda a batalha contra o Covid-19

Bruno Albuquerque
Escrito por Bruno Albuquerque em 8 de março de 2021
Vacina Johnson & Johnson muda a batalha contra o Covid-19

A vacina da Johnson & Johnson é uma das mais promissoras no combate ao coronavírus. Com a necessidade de apenas uma dose, ela oferece uma alternativa mais econômica e prática no combate a pandemia. Visto que, o imunizante precisa de somente uma única dose e pode ser armazenado em geladeiras.

Com essas características que a diferem de outros imunizantes, a vacina já possui cerca 800 milhões de doses encomendadas no mundo inteiro. A Janssen, empresa fabricante da vacina que faz parte do grupo Johnson & Johnson, comunicou que pretende produzir 100 milhões de doses para os Estados Unidos. Outras 500 milhões de doses já foram encomendadas via o consórcio mundial Covax Facility da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Renato Morais de Sousa, enfermeiro especialista em vacinação do Hospital Municipal Albert Schweitzer, exalta que a vacina é segura e em países como o Brasil pode auxiliar na rápida vacinação em massa.

Em entrevista, Renato afirma que com apenas uma dose, não é preciso agendar a volta do vacinado. Segundo ele, as pessoas costumam perder o cartão de vacinação, outras esquecem o dia, atrapalhando o processo. Com isso, a aplicação de somente uma dose, pode acelerar a obtenção da imunidade de rebanho com 70%.

Eficácia da Vacina Johnson & Johnson

A aprovação da eficácia da vacina da Johnson está dentro dos padrões pedidos pela OMS. Os resultados apresentados durante os estudos indicou que a vacina é eficaz contra casos graves em 85% das vezes e possui uma eficácia de 66% em casos leves.

A confirmação do imunizante foi feita após estudos em diversos países no mundo. A agência reguladora dos Estados Unidos, utilizou os dados de um comitê independente que aprovou por unanimidade o uso da vacina.

No Brasil

O Brasil está com a vacinação abaixo do esperado devido ao pequeno número doses da Coronavac e Astrazeneca que possuí. O ministério da Saúde assinou uma intenção de compra para aquisição de doses da Janssen. A decisão facilita que munícipios e estados possam comprar as doses com maior rapidez.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem Somos

“Nosso foco é informar com senso crítico tudo o que existe de mais importante na área da segurança, saúde, emprego e do ir e vir do cidadão brasileiro.”