Saúde

Bebidas alcoólicas devem ser evitadas no período de vacinação, avalia especialista

Bruno Albuquerque
Escrito por Bruno Albuquerque em 26 de março de 2021
Bebidas alcoólicas devem ser evitadas no período de vacinação, avalia especialista

O infectologista paraibano Fernando Chagas afirma em entrevista ao portal G1 que deve-se suspender a ingestão de bebidas alcoólicas 14 dias antes do período de vacinação contra o Covid-19, no intervalo da primeira dose e até quatro semanas depois da segunda. De acordo com ele, o álcool tem a capacidade tem atrapalhar o funcionamento do linfócito T, um glóbulo branco muito atuante contra o coronavírus.

Os linfócitos T são um conjunto de células conhecidas como glóbulos brancos que atuam no sistema imunológico. Com a finalidade de proteger o organismo de agentes externos, como bactérias e vírus. Logo, bebidas alcoólicas podem afetar o desempenho de proteção da pessoa. Além disso, Fernando Chagas esclarece que o álcool pode diminuir a produção de anticorpos mesmo após a vacinação.

Em seguida, Fernando fala sobre os cuidados que certos grupos precisam ter durante a vacinação.

  • Para gestantes e lactantes, antes de se vacinar é necessário a ida em um obstetra para uma avaliação;
  • Pacientes em tratamento de câncer podem tomar a vacina, desde que autorizados pelos oncologistas responsáveis.
  • As pessoas que já tiveram a doença devem esperar até 30 dias.
  • Em pessoas que usam algum anticoagulante, a aplicação deverá ser cuidadosa, uma vez que pode ocorrer sangramento e hematoma na área.

O secretário de saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, foi perguntado sobre o assunto nessa última terça-feira (23). Ele relatou que não há uma recomendação para proibir consumo de bebidas alcoólicas durante o período de vacinação. No entanto, ele destaca que os abusos do álcool podem atrapalhar a defesa do organismo contra a Covid.

A enfermeira emergêncista Bianca Nascimento afirmou que única orientação dada é não beber em até 48 horas após tomar as doses. Bianca alerta que caso sinta alguma reação alérgica após tomar a vacina, procure uma emergência. Ela exalta que as informações estão muito vagas e nenhum protocolo foi criado para evitar complicações.

Período de vacinação contra a gripe fica mais próximo

A vacinação contra o Covid-19 é uma das maiores campanhas que o Brasil já fez, entretanto a vacina anual contra gripe não pode ser esquecida. Os primeiros vacinados serão o grupo risco da doença. Idosos e pessoas com doenças crônicas são a maioria no grupo. A campanha ocorrerá entre os dias 12 de abril a 9 de julho de 2021. O ministério da saúde pretende vacinar 90% do público alvo até julho.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem Somos

“Nosso foco é informar com senso crítico tudo o que existe de mais importante na área da segurança, saúde, emprego e do ir e vir do cidadão brasileiro.”