Saúde

Saiba quais alimentos são campeões de agrotóxicos

Karen de Souza Venancio
Escrito por Karen de Souza Venancio em 29 de outubro de 2020
Saiba quais alimentos são campeões de agrotóxicos

A Agência Pública e a Repórter Brasil analisaram os dados brutos do relatório do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos, feito entre 2017 e 2018. A partir disso, identificou que 23% dos alimentos testados tinham agrotóxicos proibidos ou acima do volume permitido. 

De acordo com a pesquisa, a situação é ainda mais preocupante quando se olha alguns alimentos específicos, como é o caso do pimentão. O estudo apontou que em cada 10, oito pimentões tinham agrotóxicos proibidos ou acima do permitido.  As coletas foram feitas entre agosto de 2017 e junho de 2018 pelas Vigilâncias Sanitárias Estaduais e Municipais em todos os estados, mas com exceção do Paraná.

Veja quais alimentos são campeões de agrotóxicos

Fonte: Bruno Fonseca/Agência Pública

“Se foi detectado acima do limite é porque ocorreu um uso desnecessário, o agricultor usou mais agrotóxico do que precisava, seja por não seguir a bula, por não ter sido orientado ou porque a praga não estava morrendo”, explica a toxicologista e pesquisadora da Fiocruz, Karen Friedrich, a Agência Pública.

A Anvisa é o órgão que estabelece qual agrotóxico pode ser usado e qual a quantidade máxima de resíduo que pode ficar em cada alimento através do LMR (Limite Máximo de Resíduos). Segundo a agência, a identificação de agrotóxico acima do LMR não significa necessariamente risco à saúde do consumidor. Nesses casos, é fundamental fazer outra avaliação específica a respeito dos riscos.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem Somos

“Nosso foco é informar com senso crítico tudo o que existe de mais importante na área da segurança, saúde, emprego e do ir e vir do cidadão brasileiro.”