Saúde

SUS disponibilizará aparelhos auditivos para estudantes

Nariene da Silva Xavier
Escrito por Nariene da Silva Xavier em 27 de fevereiro de 2020
SUS disponibilizará aparelhos auditivos para estudantes

O SUS (Sistema Único de Saúde) disponibilizará aparelhos auditivos para os estudantes com deficiência, de qualquer nível acadêmico, o uso da tecnologia do Sistema de Frequência Modulada Pessoal para o tratamento de sua dificuldade de auditiva.

Essa decisão do Ministério da Saúde consta da Portaria nº 3, de 19 de fevereiro, publicada no Diário Oficial da União. O prazo máximo para efetivar a oferta ao SUS é de 180 dias.

O relatório de recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) diz que: “o Sistema FM é considerado uma alternativa dentre outros materiais e recursos da tecnologia assistiva utilizados por alunos com deficiência auditiva. O mesmo, visa auxiliar a integração educativa-escolar”.

Aparelhos auditivos para estudantes: Brasil tem 10,7 milhões de deficientes auditivos

Um estudo feito em conjunto pelo Instituto Locomotiva e a Semana da Acessibilidade Surda revela a existência, 10,7 milhões de deficientes auditivos no Brasil. A surdez atinge 54% de homens e 46% de mulheres e pessoas de todas as idades. Além disso, 9% dos deficientes auditivos nasceram com a deficiência e 91% adquiriram ao longo da vida, sendo que metade foi antes dos 50 anos.

A deficiência auditiva é uma deficiência que se agrava com o passar dos anos. O Brasil está passando por um processo de envelhecimento da população, hoje já temos 59 milhões de brasileiros com mais de 50 anos. Logo, essa é uma tendência que só vai crescer”, disse Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, ao site Isto é dinheiro.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) existem 500 milhões de surdos no mundo e, até 2050, haverá pelo menos 1 bilhão de surdos em todo o globo. 

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem Somos

“Nosso foco é informar com senso crítico tudo o que existe de mais importante na área da segurança, saúde, emprego e do ir e vir do cidadão brasileiro.”