Saúde

Terapia online registra aumento de 600% em 2020

Nariene da Silva Xavier
Escrito por Nariene da Silva Xavier em 22 de janeiro de 2021
Terapia online registra aumento de 600% em 2020

A Plataforma de terapia online registrou em 2020 um aumento de 600% no número de acessos. Um estudo feito por pesquisadores canadenses com mais de 190 mil participantes apontou que as crises de ansiedade aumentaram quatro vezes, em comparação aos dados habitualmente relatados pela Organização Mundial da Saúde em 2019. Segundo a OMS, o Brasil é o país com maior prevalência de ansiedade no mundo. Sendo, 9,3% da população sofre do problema.

No geral, a  internet não beneficiou apenas o home office nesse período de isolamento. O setor da saúde também colheu os frutos dessa ferramenta. E, adotou, principalmente, as sessões de terapia virtual em que o paciente consegue desabafar os problemas.

Em entrevista ao site JovemPan, Fabiano Carrijo, CEO de uma startup que promove psicologia online desde 2015, diz que apenas em 2020, houve um aumento de 600% na procura de sessões de terapia, registrando 600 mil consultas por ano. “O que a gente fala, no Psicologia Viva, é que a gente já ganhou três anos em seis meses. A população tinha uma dificuldade de entender a importância do psicólogo e da terapia.pandemia trouxe um futuro que já tínhamos calculado, mas para o presente”, afirma.

Terapia online: conheça 2 aplicativos para encontrar apoio psicológico

Cíngulo: A plataforma funciona como uma terapia guiada com diversas combinações de trilhas. Oferecendo soluções para ansiedade, estresse, autoestima, insegurança, desânimo e foco. Ao instalar o aplicativo, o usuário faz uma auto avaliação com 36 perguntas e recebe uma sugestão de trilha mais adequada para seus sintomas. Em 2019, o sistema foi eleito o melhor aplicativo de saúde mental do Google Play Store.

Baixar a última versão do Cíngulo: Terapia Guiada grátis em Português no  CCM - CCM

O aplicativo Querida Ansiedade oferece conteúdo de apoio aos usuários em momentos ansiosos, além da opção de contratar profissionais de saúde para realização de terapia.

Desde 2016, Camila Wolf, idealizadora da plataforma, oferece conteúdos gratuitos e informações que possam ser úteis para quem precisa de apoio psicológico. O mesmo, oferece ferramentas de jornada de educação emocional, autocuidado, além da seleção de profissionais que realizam terapia a distância. Todos os recursos do aplicativo são gratuitos.

O aplicativo oferece jornadas de autoconhecimento e catálogo de profissionais. Foto: Reprodução/Querida Ansiedade



Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem Somos

“Nosso foco é informar com senso crítico tudo o que existe de mais importante na área da segurança, saúde, emprego e do ir e vir do cidadão brasileiro.”