Trombose pode ser a causa de passar horas de viagem sentado

A trombose pode ser desenvolvida por quem passa muito tempo em uma mesma posição. Em uma viagem de avião, existe uma maior tendência do corpo sofrer desidratação por causa do ar-condicionado e a ingestão de chá, café e bebidas alcoólicas ao invés de água. Essa doença é caracterizada pela formação de um coágulo dentro de veia ou artéria e normalmente acontece nos casos dos membros inferiores.

” O sistema circulatório (coração e vasos sanguíneos) precisa da movimentação para se manter bem condicionado. Esse é um dos itens mais importantes para fazer o corpo funcionar corretamente”, foi o que declarou Breno Caiafa. Ele é presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ).

Com base em dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), há 60 casos de trombose venosa profunda para cada 100 mil habitantes por ano.

“Estatisticamente, os homens são mais afetados pela trombose do que as mulheres. É que nelas a doença chama mais atenção por conta da questão hormonal, tanto com o uso de anticoncepcional quanto com reposição hormonal e gravidez “. Foi o que revelou Marcos Arêas, membro do Conselho Científico da SBACV. O maior perigo da trombose é o coágulo que está na perna se soltar e chegar até o pulmão, também disse ele. Provocando uma embolia pulmonar podendo ser fatal.

Como prevenir a trombose

Beba água
Uma das melhores maneiras de manter o sangue fluido é bebendo água. Tome pelo menos 2 litros diariamente.

Perca peso
O sobrepeso é um dos fatores de risco para a ocorrência de trombose. Mantenha o peso ideal para sua altura e idade

Faça atividade física
Quem é sedentário tem mais risco de desenvolver trombose. A prática de exercício físico regularmente é fundamental diante disso.

Não fume
O cigarro afeta a circulação sanguínea e aumenta a possibilidade de uma trombose.

Evite ficar sentado por muito tempo
Em longas viagens de avião, levante-se e movimente-se pelo menos duas vezes durante o voo.

Deixe uma resposta