Witzel afirma que 6 mil PMs serão convocados até 2020

O governo do estado pretende contratar 6 mil PMs aprovados em concursos até 2020. A informação foi dada pelo governador, Wilson Witzel, em entrevista coletiva concedida na última sexta-feira (25), no Palácio Laranjeiras.

Além disso, também está prevista para o dia 18 de fevereiro, a primeira convocação. Nessa fase serão convocados 500 PMs, do concurso realizado em 2014. A princípio serão 3 mil convocações até o final do ano, essas contratações serão efetuadas com a viabilização de parte do orçamento da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

Convocações de PMs serão feitas em etapas

Os aprovados serão chamados para o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cefap). Essas chamadas serão feitas de maneira escalonada, em diferentes meses do ano, já que o estado no momento, não possui capacidade de receber uma turma única com 3 mil candidatos de uma vez só.

Ainda durante a entrevista, de acordo com o governador: “Nós estamos trabalhando para o dia 18 de fevereiro convocar 500 novos policiais militares. O total de 3 mil serão convocados no decorrer do ano porque o Centro de Formação de Policiais não tem capacidade para receber todos esses soldados em formação.”

Na mesma entrevista, o governador Witzel informou como será o calendário de convocação escalonada. Nesse calendário as convocações serão distribuídas desse modo:

Fevereiro: 500 convocações

Abril: 800 convocações

Julho: 450 convocações

Agosto: 450 convocações

Novembro: 400 convocações

Dezembro:400 convocações

Os 3 mil novos soldados estarão nas ruas em até um ano, a partir da data de inicio do curso de formação. Desse modo, a previsão é que as aulas tenham duração de 10 meses. Witzel também ressaltou que cerca de 300 novos policiais serão direcionados para o município de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. Visto que, segundo o governador: “Diante da criminalidade que está, hoje, atormentando a população.”

Intenção do governo do estado é convocar mais 3 mil PMs em 2020

Ainda durante a entrevista coletiva, Wilson Witzel destacou também que pretende convocar em 2020 mais 3 mil policiais militares. De acordo com Witzel, desse modo será possível suprir a carência que a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro atravessa nesse momento.

Do mesmo modo, Witzel fez questão de frisar o seguinte: “Ano que vem vamos chamar mais 3 mil policiais. A ideia é recompor os quadros da Polícia Militar para que nós façamos frente à necessidade de segurança.”

Ainda que não tenha sido explicado de forma explícita, as novas contratações devem ser feitas a partir de um novo concurso público para soldados da Polícia Militar. Esse fato se deve a última seleção para soldados feita em 2014, nesse processo foram 4 mil candidatos aprovados.

Além disso, 1.300 PMs já foram convocados em gestões anteriores. Com as novas chamadas confirmadas para este ano, sobrarão 3.300 vagas para candidatos de um novo concurso (300 deste ano e 3 mil de 2020), sendo necessária a elaboração de um novo edital.

Deixe uma resposta