WhatsApp para de funcionar em alguns smartphones

WhatsApp é o aplicativo de mensagem mais utilizado no Brasil e é muito difícil encontrar alguém que não tenha o app baixado em seu smartphone. Porém, desde o começo deste mês de fevereiro, algumas pessoas podem não ter mais acesso a ele. Isso porque o aplicativo vai perder a compatibilidade com sistemas operacionais mais antigos.

As pessoas que usam Android 2.3.7 e iOS 8, além de versões anteriores, segundo a empresa, podem ficar sem alguns recursos a qualquer momento nesse mês de fevereiro. Essa mudança atinge cerca de 1,5 bilhões de usuários.

Em 31 de janeiro de 2020, o WhatsApp parou de funcionar em smartphones com sistemas Android 2.3.7, iOS 8 ou inferiores e Windows Phone ou Windows 10 Mobile. Segundo a empresa controlada pelo Facebook, a iniciativa visa a melhorar a segurança do serviço, pois sistemas mais antigos são mais difíceis de ser protegidos.

A indicação do WhatsApp é que os donos desses celulares façam uma atualização para versões mais recentes do sistema operacional. Segundo comunicado do whatsApp, o aplicativo é compatível em smartphones com sistema operacional Android 4.0.3 ou superior e iOS 9 ou superior.

WhatsApp não avisa: descubra a versão do sistema do seu celular

Para descobrir a versão do sistema no Android, é preciso acessar as configurações, ir até o menu e procurar a informação escrita no item “Versão Android”. Em celulares da Samsung, é preciso tocar na opção “Informações do software” para ter acesso ao dado.

Descubra a versão do Android no menu "Sobre o Telefone" — Foto: Reprodução/Paulo Alves

No iOS, basta abrir o aplicativo Ajustes e ir até o menu “Geral > Sobre” e conferir a informação no item “Versão do software”.

Descubra a versão do iOS no menu "Geral" do iPhone — Foto: Reprodução/Paulo Alves

O problema maior está para quem tem Windows Phone. Para seguir usando o WhatsApp, é preciso migrar para iPhone ou Android, não é possível recuperar backup de um sistema para o outro. O aplicativo permite apenas enviar chats individualmente por e-mail. Para exportar, abra a conversa desejada, toque no botão “Mais” e vá até o menu “Dados (ou Dados do Grupo) > Enviar histórico por e-mail”.

Deixe uma resposta