Tecnologia

Asteroide de 1 Km passa perto do planeta Terra

Bruno Albuquerque
Escrito por Bruno Albuquerque em 24 de março de 2021
Asteroide de 1 Km passa perto do planeta Terra

Um asteroide de 1 Km passou próximo da Terra neste último domingo (21). O astro cruzou o espaço com a velocidade estimada de mais 124 mil Km por hora. Contudo, ele estava numa distância de quase 2 milhões de quilômetros do planeta. No ponto de maior aproximação com a Terra, o astro estava há uma distância cinco vezes maior da Terra do que a Lua. Somente o portal Virtual Telescope Project, que já o havia fotografado, conseguiu registrar o momento da passagem.

Segundo a Nasa, agência espacial americana, não existia risco de colisão com nosso planeta nem agora, nem nos próximos anos. Além disso, batizaram o objeto de 2001 FO32 e o classificaram como eventualmente perigoso. Sobretudo, afirmaram ser o maior asteroide que passará pelo planeta no ano 2021. Embora a distância entre os dois astros, a Nasa relatou que foi possível o estudo o objeto celestial. A data do eventual reencontro da Terra com o asteroide está prevista para 2052.

A Nasa classifica como como objetos próximos da Terra, aqueles que possuem um periélio (ponto de órbita próximo ao Sol) com uma distância inferior a 19,5 vezes a distância entre o planeta e Lua. A classificação ajuda na vigilância de possíveis colisões geradas por esses objetos celestes. Igualmente ao 2001 FO32, são monitorados diariamente toneladas de matérias que sobrevoam o espaço.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem Somos

“Nosso foco é informar com senso crítico tudo o que existe de mais importante na área da segurança, saúde, emprego e do ir e vir do cidadão brasileiro.”