Tecnologia

Atualização do Google Lens ajuda estudantes na pandemia

Karen de Souza Venancio
Escrito por Karen de Souza Venancio em 22 de outubro de 2020
Atualização do Google Lens ajuda estudantes na pandemia

Durante o evento global Search On, realizado na última quinta-feira (15), o Google anunciou novos recursos de inteligência artificial. Para o Google, a realidade aumentada e 3D podem tornar o aprendizado mais prático, principalmente com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia por Covid-19.

Segundo a empresa, o Google Lens, um sistema de busca em imagens, identificava há dois anos cerca de 1 bilhão de cenas. Hoje, a ferramenta já é capaz de detectar 15 bilhões. O que torna mais precisa a identificação de plantas, animais, objetos e etc.

A tecnologia funciona em conjunto com a câmera do celular e o banco de dados de pesquisa do buscador. Exemplificando, ao apontar a câmera do celular para uma flor, o Google Lens faz uma busca com base no que ele “está vendo”. Entre os resultados, é possível aparecer informações sobre a flor, detalhes científicos e a possibilidade de visualizá-la com a ajuda de realidade aumentada.

Usada no processo de aprendizado, a tecnologia pode auxiliar pais e responsáveis na hora de ajudar os estudantes com as lições de casa. Uma vez que, a plataforma permite resolver problemas de matemática e tarefas de outras áreas, como química, biologia e física. 

“Logo no início era ainda mais complicado, porque os professores mostravam o conteúdo e os alunos tinham que fazer os exercícios sozinhos, sem ajuda, e muitas vezes eu não lembrava do que estava sendo ensinado”, diz Liliane Galvão, mãe de Letícia de nove anos, aluna do 4º ano do ensino fundamental, em entrevista ao Uol.

Imagem Reprodução/ Google

Dentre as possibilidades, a plataforma digital permite aos alunos visualizarem o funcionamento de uma célula, a estrutura de um átomo e os elementos da tabela periódica em terceira dimensão. Dessa forma, de acordo com o Google, a plataforma torna o ensino mais dinâmico

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem Somos

“Nosso foco é informar com senso crítico tudo o que existe de mais importante na área da segurança, saúde, emprego e do ir e vir do cidadão brasileiro.”