Tecnologia

Bateria do celular: saiba como carregar e aumentar a durabilidade

Suellen Christine Sales da Silva
Escrito por Suellen Christine Sales da Silva em 30 de março de 2021
Bateria do celular: saiba como carregar e aumentar a durabilidade

A bateria do celular é um obstáculo na vida de quem precisa ficar conectado. A maioria das pessoas sentem necessidade de manter o celular 100% carregado, bem como esperam a bateria acabar para poder carregar. Entretanto, as baterias de íon de lítio funcionam de outra maneira.

A bateria do celular é feita de íon de lítio que exige uma baixa voltagem para ser carregada. Isto é, para o prolongamento da vida útil da bateria, recomenda-se que a carga sofra alteração quando estiver entre 80% e 30%. Assim sendo, a saúde do componente fica boa.

De acordo com a Apple, a recarga mais lenta a partir dos 80% é uma questão de longevidade. Nos iPhones, o carregamento pode ser pausado em 80% quando a temperatura da bateria excede o limite recomendado.

A saber, os celulares mais recentes já vem com esse boost de fábrica. Uma vez que colocado para carregar, no início demonstra rapidez e depois torna-se mais lento.

Por outro lado, não se indica chegar a 0% de bateria. O ideal é manter a bateria do celular na faixa entre 20% e 80% para aumentar a vida útil. Recomenda-se as recargas adicionais de 10% durante o dia. Entretanto, se não for possível, aconselha-se que o celular sofra carga somente quando chegar a 50% de bateria.

Por fim, para um bom carregamento da bateria do celular precisa-se evitar os recursos que forcem o uso durante o processo, mesmo que em segundo plano. Uma dica simples é desligar o celular, mas caso isso não seja possível, evite o uso dos dados móveis ou a busca por rede celular ativando o modo avião.

Ademais, não se recomenda o hábito da recarga noturna. Dessa forma, evite carregar o aparelho durante toda a noite e tirar o celular da tomada apenas ao acordar pela manhã.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem Somos

“Nosso foco é informar com senso crítico tudo o que existe de mais importante na área da segurança, saúde, emprego e do ir e vir do cidadão brasileiro.”