Tecnologia

Bateria para smartphone e carro promete longa duração

Nariene da Silva Xavier
Escrito por Nariene da Silva Xavier em 11 de janeiro de 2020
Bateria para smartphone e carro promete longa duração

A nova bateria para smartphone e carro promete uma maior durabilidade, já que um dos maiores problemas é a resistência da bateria de produtos eletrônicos. Uma nova tecnologia, desenvolvida por pesquisadores da Universidade Monash, na Austrália, promete melhorar de maneira significativa a capacidade de armazenamento de energia, para manter os smartphones ligados por até cinco dias, ou permitir que carros elétricos percorram mil quilômetros sem recarregamento.

Novos testes serão realizados no início deste ano, na Austrália, mas já há interesse de fabricantes de baterias na China e na Europa. Os resultados da pesquisa foram publicados no último final de semana na revista “Science Advances”.

Segundo os pesquisadores, a bateria de lítio-enxofre tem performance quatro vezes superior às mais modernas tecnologias. Seus criadores já abriram o pedido de patente e protótipos já foram produzidos no Instituto Fraunhofer, na Alemanha.

A fabricação e implementação bem-sucedida de baterias de lítio-enxofre em carros a redes elétricas vão capturar uma parte significativa dos US$ 213 bilhões da cadeia de valor do lítio na Austrália, revolucionar o mercado automotivo australiano e fornecer a todo o país um mercado mais limpo e confiável de energia“, comentou o professor Mainak Majumder, coautor dos estudos, para o site Exame.

Em entrevista para o site O Globo, Matthew Hill, também integrante do time de pesquisadores, ressaltou que “esta abordagem não favorece apenas as métricas de performance e ciclos de vida, mas também é simples e extremamente barata para produzir, usando processos baseados em água. E também pode levar a reduções significativas no descarte de resíduos ambientalmente perigosos“.

Bateria para smartphone e carro deve chegar ao mercado no segundo semestre de 2020

Os celulares não serão os únicos beneficiados com a nova tecnologia, a indústria de veículos elétricos também pode aproveitar a inovação. 

O alcance em quilômetros das baterias elétricas ainda é consideravelmente limitado e, dependendo do modelo, o reabastecimento pode levar entre 45 minutos e 4 horas. Essa costuma ser a principal barreira na compra de um veículo com esse tipo de bateria.

De acordo com a Bloomberg, os veículos elétricos representarão mais da metade de todas as vendas de carros novos em 2040, à medida que os preços começarem a cair e a vida útil da bateria for estendida. Pensando nisso, os fabricantes têm aumentado a “densidade” química da bateria para que um carro elétrico possa viajar ainda mais com uma única carga. 

Os mais recentes veículos elétricos de ponta da Tesla, Chevrolet e outros fabricantes, por exemplo, permitem viagens de quase 500 quilômetros em boas condições. Mas recarregar ainda é um processo lento. É nesse ponto que a nova tecnologia desenvolvida pela StoreDot pode ajudar.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem Somos

“Nosso foco é informar com senso crítico tudo o que existe de mais importante na área da segurança, saúde, emprego e do ir e vir do cidadão brasileiro.”