Tecnologia

China libera 5.000 caminhões autônomos nas estradas

Nariene da Silva Xavier
Escrito por Nariene da Silva Xavier em 27 de março de 2021
China libera 5.000 caminhões autônomos nas estradas

Uma das maiores empresas da China dedicada ao desenvolvimento de caminhões autônomos, a TuSimple, obteve autorização, no início de 2021, para colocar até 5.000 caminhões autônomos para rodar nas estradas chinesas ao longo do ano.

Os veículos da empresa TuSimple já trabalhavam desde 2019 nos arredores de Xangai transportando contêineres das fábricas chinesas no entorno da capital financeira da China até o porto de Yanshan. De acordo com o diretor de tecnologia da empresa, Hou Xiaodi, para o site UOL, os caminhões da TuSimple rodaram 45 mil quilômetros em viagens entre fábricas, depósitos e o porto local ao longo de 18 meses de teste. No período, afirma Xiaodi, nenhum acidente grave foi registrado

A empresa se baseou na experiência do último ano e meio, a empresa poderá agora colocar os próprios veículos para rodar por vários pontos do país. Ela, possui um escritório em San Dueto (EUA) e também negocia ter viagens liberadas nos territórios norte-americano e mexicano.

A liberação desses caminhões na China é importante por demonstrar o grau de maturidade desta tecnologia, já que acidentes com caminhões de carga são potencialmente muito graves. Nas fases de testes, sempre que uma viagem autônoma acontecia, um motorista profissional dentro da cabine acompanhava a operação do veículo para tomar seu controle, caso necessário. A partir de agora, o motorista humano não será mais obrigatório nas viagens autônomas dentro da China.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem Somos

“Nosso foco é informar com senso crítico tudo o que existe de mais importante na área da segurança, saúde, emprego e do ir e vir do cidadão brasileiro.”