Tecnologia

Entenda como funcionam os fones com isolamento acústico

Karen de Souza Venancio
Escrito por Karen de Souza Venancio em 17 de setembro de 2020
Entenda como funcionam os fones com isolamento acústico

Os fones com isolamento acústico são feitos para salvar a vida de quem está em ambientes barulhentos. Para evitar tal incômodo, esses fones utilizam do artifício de diminuir ou eliminar completamente os sons ao redor, como o barulho de uma obra ou de uma via com grande fluxo de veículos. Entenda a tecnologia por trás desses aparelhos através das informações levantadas pelo Canal de Tecnologia da UOL.

Antes de compreender os tipos de fones com isolamento acústico, é importante saber como os fones de ouvido em geral funcionam. Apesar das diversas formas e tamanhos, esses dispositivos não possuem desempenho muito diferente.

Esclarecendo melhor, eles transformam sinais elétricos em ondas sonoras. Isso acontece a partir de uma bobina (uma espécie de eletroímã) próxima de um ímã fixado. Conforme recebe corrente elétrica, acaba reagindo ao campo magnético do ímã que está fixo e, dessa forma, se movimenta. Esses movimentos geram ondas de som que são absorvidas pelos nossos ouvidos. No entanto, nem sempre esses fones conseguem garantir que os ruídos do ambiente não sejam percebidos pelos seus usuários. Mas, para solucionar isso, existem dois tipos de fones.

Fones com isolamento acústico passivo

Nessa categoria, a principal mudança em comparação aos fones comuns é o design. Geralmente esses modelos são mais usuais e de encaixe no ouvido. Eles vedam com borrachas o canal auditivo do ambiente externo. Com isso, fazem uma espécie de isolamento acústico e evitam que o usuário precise aumentar o volume em demasia.

Fones com isolamento acústico ativo

Já os fones de ouvido com cancelamento ativo de ruídos são mais eficientes, apesar de mais complexos. Para cancelar o barulho do ambiente, eles possuem um pequeno microfone que capta o barulho dos sons externos. Dessa forma, o sinal é enviado para o circuito eletrônico. Este, produz uma onda exatamente oposta à captada. Assim, a ação acaba por “anular” o barulho ao redor.

O ponto negativo desse tipo de fone está na incapacidade de eliminar barulhos abruptos. Como gritos e ruídos em baixa frequência, por exemplo. O que acontece é um atraso na resposta do circuito eletrônico. Resultando assim, na dificuldade para eliminar esses sons.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem Somos

“Nosso foco é informar com senso crítico tudo o que existe de mais importante na área da segurança, saúde, emprego e do ir e vir do cidadão brasileiro.”