No dia nacional da micro e pequena empresa (5), o Google lançou ferramentas e treinamentos gratuitos para apoiar PMEs (Pequenos e Microempreendedores) na digitalização dos empreendimentos. De acordo com pesquisa realizada pela empresa junto com a IPSOS, 54% dos consumidores de canais online garantem que estão comprando mais em lojas online agora do que antes da pandemia. Outro dado levantado é que 43% dos consumidores preferem optar por compras online, enquanto 51% dizem preferir consumir mais de PMEs após a pandemia.
Como usar o Google a seu favor
Uma forma de promover o empreendimento é através do Google Ads, que são campanhas de anúncios inteligentes que promovem o seu negócio. Para isso, não é preciso ter um site. Os anúncios podem ser gerenciados no perfil verificado do Google Meu Negócio. Definindo um orçamento, o Google criará a página de destino e as campanhas com informações relevantes para alcançar o público em diversos canais (Busca, Youtube, Maps e Display).
Outra forma de aprimorar o negócio é através de capacitação. Além das mentorias lançadas pela empresa, no canal oficial do YouTube, o Google publicou quatro tutoriais com dicas fáceis e rápidas sobre temas recorrentes durante a pandemia, como: mantenha seus clientes informados, ajuste suas campanhas de publicidade, adapte-se ao novo comportamento dos consumidores; e gerencie seu negócio remotamente.
Já para entender melhor o consumidor e vender mais, a grande empresa de buscas lançou a página “Categorias em ascensão no varejo” dentro do Think With Google. A ferramenta interativa permite entender os locais e segmentos que estão sendo mais buscados.
Google para pequenas e microempresas
O Google também lançou uma página que oferece ferramentas para dar os primeiros passos ao empreender na internet. Agora com recomendações para enfrentar a nova realidade trazida pela pandemia, cada negócio recebe dicas de acordo com cada particularidade. Como, por exemplo, se é uma loja apenas virtual, loja apenas física ou loja com os dois canais.
Cada empresa pode acessar kits de marketing para criar campanhas de acordo com cada tipo de operação. A funcionalidade “Buscador de Oportunidades Locais” também permite colocar o nome do perfil no Google Meu Negócio e receber recomendações personalizadas para melhorar a página.
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.