Tecnologia

Governo cria plataforma digital de pagamento ao Tesouro

Karen de Souza Venancio
Escrito por Karen de Souza Venancio em 1 de outubro de 2020
Governo cria plataforma digital de pagamento ao Tesouro

Um decreto publicado no Diário Oficial no último dia 24, instituiu o PagTesouro, uma plataforma digital para pagamento de valores à Cota Única do Tesouro Nacional. O objetivo do serviço é modernizar a forma de pagamento feita pelos contribuintes. 

Até então, ao solicitar algum serviço com custo à União, o contribuinte realizava o pagamento por GRU (Guia de Recolhimento da União). Este, funciona como um boleto bancário e leva até dois dias para ser compensado. 

A partir de agora, o cidadão terá a alternativa de quitar taxas de serviços públicos sem imprimir boletos. De acordo com nota do Ministério da Economia, o serviço permitirá o uso de cartão de débito, crédito e carteira digital. “Com o PagTesouro, será possível pagar por serviços públicos sem precisar preencher boleto ou se deslocar para alguma instituição financeira”, explicou a nota ressaltando que isso proporcionará ganhos em termos de eficiência, já que a compensação será imediata na transação pela plataforma.

PagTesouro
Governo Federal Foto Reprodução

A plataforma digital

O PagTesouro foi lançado oficialmente em setembro de 2019 em parceria com a Secretaria de Governo Digital, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Banco do Brasil (BB). Num primeiro momento, o serviço foi oferecido apenas aos clientes do BB, devido ao convênio entre a instituição financeira e o Tesouro Nacional. Contudo, o sistema será estendido aos demais serviços do Estado, como recolhimento de taxas de outros órgãos, quitação de multas, inscrições em concursos públicos, expedição de documentos, entre outros.

Além disso, o decreto anuncia que empresas interessadas na integração com o PagTesouro, devem realizar o credenciamento junto à Secretaria do Tesouro Nacional da Secretaria Especial de Fazenda do Ministério da Economia.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem Somos

“Nosso foco é informar com senso crítico tudo o que existe de mais importante na área da segurança, saúde, emprego e do ir e vir do cidadão brasileiro.”